Publicidade
Página Inicial

Sec. de Saúde se prepara para Campanha Nacional de Multivacinação em Açailândia

08/09/2017 às 07:50 em Sem categoria
Saude

Reunião aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Açailândia se reuniram no auditório da Câmara de Vereadores, para ultimar os preparativos e mobilização para a Campanha Nacional de Vacinação dentro do município. A coordenadora do Setor de Imunização, a técnica de enfermagem Adriana Parra, convocou todos os servidores lotados na Saúde para receberem as devidas orientações para o esquema de vacinação na zona urbana e rural.

A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente será realizada de 11 a 22 de setembro, em todo o país. Durante este período, os postos de saúde da rede pública oferecerão 16 tipos de vacinas para crianças e para adolescentes menores de 15 anos, de diferentes faixas etárias. O Dia “D” será realizado em 16 de setembro, quando todos os postos de saúde da rede pública de Açailândia estarão abertos das 8h às 17h. Uma grande mobilização vai acontecer também na Praça da Bíblia.

“O objetivo da campanha é resgatar os não vacinados ou completar esquemas de vacinação. É fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a sua caderneta para que os profissionais de saúde possam avaliar o esquema de imunização de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação”, explica Adriana Parra chefe do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde.

Ao todo, 130 profissionais das Atenção Básica, além dos agentes estarão mobilizados, nesse período. Durante a semana, as salas de vacinação estarão abertas normalmente, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. No sábado (16), dia ‘D’ de mobilização e divulgação nacional, as unidades ficarão abertas das 08:00 às 17:00 horas, sem intervalo de almoço.

Todas as 14 vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças (BCG, Pentavalente, Poliomielite oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Dupla adulto, Tríplice Viral, Tetra viral e Hepatite A) e as cinco para os adolescentes (Hepatite B, HPV, Tríplice Viral, Dupla adulto e Meningocócica C), serão oferecidas durante a campanha.

Ainda de acordo com Adriana Parra, essas vacinas são da rotina, disponibilizadas no Calendário Nacional de Vacinação. “Portanto, nesse período, estaremos trabalhando para melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde além de abrirmos uma oportunidade para que os pais ou responsáveis possam pôr em dia a vacina de seus filhos”, esclarece a coordenadora.

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


4 + 3 =