Publicidade
Página Inicial

Sec. Maísa Vieira participa de Encontro Regional de Educação, em Imperatriz

23/08/2018 às 17:43 em Educação
Maisa

Secretária representou o prefeito Juscelino Oliveira, no evento!

A gestora municipal de Educação de Açailândia participou no período 20 a 22 de agosto, no auditório da Faculdade de Imperatriz (FACIMP), do Encontro Regional de Educação da Região Tocantina. No evento, Maysa Vieira representou o prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira e também a UNDIME- MA – União Nacional dos Dirigentes Municipais. Estava acompanhada da representante do CME-Conselho Municipal de Educação, Marlúcia Pacheco, do presidente do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, Cícero Calixto e da Assessora Jurídica da SEMED, Dra. Lucianna Luiza.

O Encontro Regional de Educação contou com a participação de 24 municípios da região tocantina e teve como tema: “Soma esforços, multiplica sonhos. Para uma educação de qualidade”. O evento é uma realização do Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos da Educação (CAOP- Educação), em parceria com a Rede pela Educação de Qualidade no Maranhão (Remar). O objetivo é fomentar a discussão com a comunidade sobre a qualidade da educação dos municípios, além de reunir informações para direcionar as ações do Ministério Público na área.

A coordenadora do CAOP- Educação – Centro de Apoio Operacional das Promotorias, promotora de justiça, Sandra Soares de Pontes, acentuou a necessidade da conjugação de esforços em prol de uma educação pública de qualidade. “Precisamos unir esforços, conhecimentos e ideais para mudar a educação no Maranhão e melhorar a posição do nosso estado no ranking da educação”, destacou.

Em entrevista a Secretária Municipal de Educação de Açailândia, Maysa Vieira, disse que esteve no “Encontro de Educação”, para ouvir as orientações do Ministério Público com relação ao funcionamento da Educação nos municípios maranhenses. “Neste encontro foi apresentado aos participantes um sistema de orientação, monitoramento e avaliação da educação que é o SOMA, onde o Ministério Público nos convida a fazer a adesão desse sistema, além de estar lançando também uma campanha que combate o transporte de alunos em carros conhecidos como “Pau-de-Arara”. Para a nossa felicidade o município de Açailândia foi bastante aplaudida por ser a única entre as 24 cidades presentes no evento a abolir este tipo de transporte. Isso nos deixa contente em alcançar este resultado, oferecendo um transporte digno e de qualidade para o alunado do nosso município. Vale lembrar também que o nosso município foi citado também como referência em outros índices escolares, outros programas, mas em especial ao transporte escolar que é o verdadeiro foco do Ministério Público na realização deste evento”, finaliza Maisa Vieira.

O encontro foi recheado por ricas palestras, a exemplo da que teve como tema:  “Os desafios da educação pública brasileira”, com o diretor de Mobilização do Movimento Todos Pela Educação, Rodolfo Araújo. A mesa foi coordenada pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Imperatriz, Alenilton Santos da Silva Júnior, e teve como debatedores o secretário municipal de Educação de São Luís, Moacir Feitosa; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Socorro Carneiro; e a secretária-adjunta das Unidades Regionais de Educação do Estado, Rosyjane Paula Farias Pinto, representando o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão. Rodolfo Araújo apresentou o Movimento Todos Pela Educação, revelando dados sobre a realidade educacional e o perfil dos estudantes brasileiros. “Educação não se restringe a números. É investir nos jovens, prepará-los para exercer a cidadania de forma plena. É um pilar estratégico para construirmos o país que buscamos. Além disso, não temos o desafio de apenas melhorar os indicadores, mas de contribuir com outras áreas de conhecimento”, destacou.

Compuseram a mesa solene de abertura dos trabalhos os promotores de justiça Marco Antonio Santos Amorim, diretor da Secinst; Sandra Soares de Pontes; Alenilton Santos da Silva Júnior, que está respondendo pela Promotoria de Justiça da Educação de Imperatriz; Nahyma Ribeiro Abas, diretora das Promotorias de Justiça de Imperatriz; José Márcio Maia Alves, que representou o corregedor-geral do MPMA, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau; a reitora da Uema Sul,Elisabeth Nunes Fernandes;o diretor da Escola de Formação de Governantes, Raimundo Palhano; a coordenadora regional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Hélia Maria Silva Nogueira; além dos já citados Rosyjane Paula Farias (Seduc); Josenildo Ferreira; Moacir Feitosa e Socorro Carneiro.

 Com Informações da CCOM – MP

ASCOM-PMA

Redação: Antônio Maria

 

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


6 + = 10