Publicidade
Página Inicial

Sedec firma parceria com faculdade para ampliar “Mais Empreendedor”

06/04/2018 às 06:15 em Política
unnamed

A diretora-presidente da Fest, Rosa Maria assina Termo de Cooperação Técnica com a Sedec. (Foto: João Rodrigues)

Graças a um Termo de Cooperação Técnica firmado com a Faculdade de Educação Santa Teresinha, Fest, vários serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec, serão ampliados à população de Imperatriz nos próximos dias. Pelo acordo assinado na quarta-feira, 4, a instituição privada de ensino superior vai participar do programa Mais Empreendedor.

O titular da Sedec, o economista Eduardo Sousa, adiantou que ao aderir ao programa, a Fest vai abrir um ponto de atendimento da Sala do Empreendedor e disponibilizar serviços como o cadastro de trabalhador e encaminhamento deste à vaga de emprego, formalizar novos negócios, além de promover a qualificação de quem atua como empreendedor informal e empreendedor formal, entre outros.

“Nós queremos ampliar a capacidade de atendimento da prefeitura. Entendemos que um programa que atende o cidadão não pode ter capacidade limitada, quanto mais próximo do cidadão nós estivermos, melhor será o atendimento dele”, justificou o secretário. A meta da pasta é abrir dez novos pontos de atendimento à população em instituições de ensino, cujos contatos já foram feitos.

“Em vez do cidadão sair do Parque do Buriti para ir ao centro, ele pode ser atendido na Fest, sem precisar fazer esse deslocamento”, argumentou.
A diretora-presidente da Fest, Rosa Maria Soares da Silva disse que ao firmar o acordo com a Prefeitura de Imperatriz, a instituição de ensino cumpre seu papel natural de ajudar a comunidade. Vão participar diretamente do programa alunos e professores dos cursos de Economia e de Direito da faculdade.

“Vamos ter o prazer de participar da vida econômica de Imperatriz porque dinheiro parado não é riqueza, temos que pôr para girar”, ressaltou. Os acadêmicos terão por atribuição no programa receber, orientar, qualificar e acompanhar pessoas da cidade em relação, em especial, ao empreendedorismo. Atualmente a instituição já atua em outros projetos sociais como o Escritório Modelo de Assistência Jurídica.

Mais Formalização

Pelos levantamentos da Sedec, no Município de Imperatriz atualmente existem 8.200 pequenos negócios formalizados. O projeto do Microempreendedor Individual teve quase mil novos negócios formalizados no ano passado, mas as estatistas demonstram que para cada atividade empresarial formal existem três informais.

“Partindo dessa estatística temos quase 10 mil empresas. Então temos um cenário de mais de 30 mil atividades empreendedoras informais com um cenário de 8 mil, isso significa que temos muito a trabalhar em Imperatriz”, avaliou Eduardo Sousa enfatizando que essa é uma realidade comum em todo o país.

As instituições de Ensino de Nível Superior integram o Sistema Municipal de Empreendedorismo e Inovação, que foi criado por meio da Lei 1.680 de 2017, participam do conselho e desenvolvem projetos e ações em parceria com a Sedec.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


3 + 9 =