Publicidade
Página Inicial

SEMED promove Oficina de Linguagem, Educação Física e Arte Visual no 3º Encontro do ADERA

19/08/2019 às 10:26 em Geral

O Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Região dos Açaizais – ADERA, que tem como objetivo melhorar os índices educacionais através de parcerias que fortaleçam o regime de colaboração, realizou nesta quinta-feira,15 na Escola Jurgleide Alves Sampaio, uma Oficina de Linguagem-Estratégias de Metodologias Ativas de Educação Física e Arte.

A oficina contou com a participação de diretores municipais, presidentes de Conselhos Municipais de Educação, assessores e técnicos das secretarias que compõem a Regional de Açailândia, como Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios e Itinga do Maranhão.

A exemplo do que aconteceu no segundo encontro realizado em Bom Jesus das Selvas no final do primeiro semestre objetivando ampliar ainda mais a compreensão dos dirigentes municipais e demais participantes acerca da ideia, a Oficina prática serviu para fortalecer ainda mais os objetivos do ADERA.

Cerca de 30 educadores participaram do evento onde os professores Ricardo Viana Lima, coordenador de educação física e Tatiana Araújo, educadora de artes visuais, ambos lotados na SEMED/Açailândia, fizeram uma exposição de motivos exaltando a importância da oficina e desta feita, voltada para a área de jogos eletrônicos, artes visuais e atividades física. Para os educadores, a ação favorece o fortalecimento das práticas da Regional de Açailândia, destacando ainda, as potencialidades e desafios de cada município.

“O nosso papel hoje nesta Oficina é esclarecer um pouco sobre as unidades temáticas, no qual temos os nossos objetivos específicos que são os jogos eletrônicos para quebrar o paradigma de que o professor de educação física não pode realizar os jogos eletrônicos em sala de aula trazendo a realidade dos vídeos games para uma aula prática com jogos de ação, aventura e natureza. Hoje vamos realizar uma pare teórica e em seguida partimos para a prática. Este terceiro encontro está sendo algo bastante positivo. Pensei que não chegaríamos a este ponto. A prova maior é a participação maciça dos municípios em cada encontro”, ressaltou o educador físico Ricardo.

Para Tatiana Araújo, representante da Secretaria de Educação de Açailândia com o apoio técnico pedagógico na área artes visuais, ressaltou a importância do evento para a educação da regional. “A ideia é trazer uma nova perspectiva sobre tecnologia na área da educação. Ou seja, que passamos a trabalhar metodologias ativas, aquela que seja transformada o ambiente aonde o aluno não esteja só sentado à espera do conteúdo. A partir deste momento ele passa a produzir algo, ser questionado, resolve problemas, além de criar novas informações para modificar o meio onde ele está. Hoje estamos utilizando os games como meio de conhecimento. Neste encontro passamos esta formação aos professores. Avalio o encontro como bastante avançado por conta da grande troca de aprendizado e experiência cultural de cada município”, finalizou Tatiana.

ASCOM-PMA

Por Antônio Maria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


+ 6 = 12