Publicidade
Página Inicial

Senador Roberto Rocha é recebido por trabalhadores rurais de Barra do Corda

20/06/2018 às 07:42 em Política

Roberto Rocha 1O senador Roberto Rocha, esteve em visita ao município de Barra do Corda a convite dos trabalhadores rurais de sete municípios:  Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieira, Tuntum, Dom Pedro, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Presidente Dutra e localidades vizinhas. Acompanhado do deputado federal Waldir Maranhão e dos deputados estaduais Alexandre Almeida e Welington do Curso, Roberto Rocha iniciou a agenda concedendo uma entrevista à Rádio Rio Corda FM 104,9. Após a entrevista, a comitiva se dirigiu à sede da AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil, onde mil e 500 trabalhadores rurais aguardavam, entre eles, representantes de 67 Associações de trabalhadores rurais da região, dentre os quais, indígenas das aldeias Canela e Guajajara.

Roberto Rocha 4Na oportunidade, os trabalhadores se pronunciaram em nome das associações representadas, e entregaram várias solicitações, entre elas a de regularização de assentados das Fazendas Santa Helena e Santa Rosa, no município de Fernando Falcão, já vistoriadas pelo INCRA, que procedeu com autorização para a implantação do Projeto Arco-Íris, de fruticultura irrigada, dos quais participam 90 (noventa) famílias associadas. Incluída entre as solicitações, a Fazenda Tabocal, do município de Tuntum, passa pelo mesmo processo. Também foi solicitada a regularização de Jenipapo dos Gomes (município de Fernando Falcão) e Ourives (município de Barra do Corda). Para todas essas áreas, a reinvindicação é direcionada ao INCRA, para que sejam transformadas em assentamentos, e, assim, receber os benefícios do governo federal. Ao senador Roberto Rocha, os trabalhadores solicitaram a articulação para viabilidade das referidas demandas, por meio de atuação parlamentar.

Roberto Rocha 2Ao se pronunciar, o senador maranhense falou sobre ações estruturantes para que Barra do Corda e região se desenvolvam economicamente, entre elas, a construção do Aeroporto que atenderá a toda a região, e que, segundo o parlamentar, já encontra-se em fase de elaboração do anteprojeto, por empresa contratada pelo Banco do Brasil, sendo que já foram realizados os estudos ambientais e geotécnicos. Outro projeto estruturante enfatizado por Rocha foi o da travessia urbana sob a BR-226, sobre o qual o parlamentar enviou, ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, ofício solicitando o EVTEA -Estudo de Condições Técnica, Econômica e Ambiental, primeiro passo para implantação da obra. Para o município de Fernando Falcão, o senador informou aos presentes que destinou, por meio de sua atuação parlamentar, recursos no valor 960 mil reais, para melhoria de estradas vicinais, valor que já está empenhado.

Roberto Rocha 3O senador destacou, ainda, as dificuldades de moradia enfrentadas pelos maranhenses. “São 18,1% de famílias maranhenses sem habitação adequada, dos quais 55% estão na zona rural”, destacou, ao tempo em que informou do investimento de 18,3 milhões para a construção de 500 unidades habitacionais rurais em Barra do Corda, com tramitação já em andamento.

Roberto Rocha falou ainda de sua proposição para a criação de mais uma Universidade Federal no estado do Maranhão, enfatizando sobre a importância do conhecimento. “Só conheço duas formas de crescimento: produção e conhecimento. E precisamos investir em ambas, para que o Maranhão cresça”, constatou. Ao se despedir, o senador maranhense assegurou aos trabalhadores rurais de Barra do Corda e região o empenho do seu mandato como porta-voz das demandas solicitadas.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 2 = 1