Publicidade
Página Inicial

Socorrão e Socorrinho de Imperatriz receberão estagiários dos cursos de Psicologia e Serviço Social

20/09/2021 às 19:47 em Sem categoria

Além de cumprir a função social de abrigar estagiários na área da saúde, ação tem objetivo central de analisar e prestar apoio a pacientes e seus familiares

Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) e o Hospital Municipal Infantil de Imperatriz (HMII), por meio da coordenação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), receberão mais de 50 estagiários dos cursos de Psicologia e Assistência Social da Faculdade Pitágoras, ainda neste mês de setembro.  

Além de cumprir a função social de abrigar estagiários na área da saúde, para vivenciar e refletir sobre a realidade do cotidiano profissional, a presença dos acadêmicos no hospital, têm objetivo central de analisar e prestar apoio a pacientes e seus familiares, assegurando seus direitos civis e prestando apoio durante todo o tratamento.

Sobre os estágios, o diretor do HMI, Vitor Pachelle, ressalta a importância “desses espaços educativos no ambiente hospitalar que complementam o conhecimento dentro das instituições de Ensino Superior, conforme exigência das legislações pertinentes ao estágio. Os estagiários serão nossos parceiros, em conjunto com um profissional que atue com a equipe médica fará o acompanhamento no momento do boletim médico em casos de óbito e atuará no processo de hospitalização de forma humanizada”.

O coordenador do COAPES, Manoel Pereira, explica que os estágios “têm sua importância dentro de uma atuação ampla, visando o atendimento do paciente e família com focos principais nos casos de doenças graves e de internações prolongadas”.

No Socorrão e Socorrinho, os estágios são realizados durante todos os dias da semana nos turnos da manhã, tarde e noite e contabilizam a passagem diária de cerca de 80 alunos atuando no estágio supervisionado. Acadêmicos da faculdade Pitágoras atuarão durante 4 horas por dia, de acordo com a disponibilidade de horário do estudante, monitorados pelos supervisores de cada curso, além dos preceptores que são os professores disponibilizados pela faculdade. 

Função do COAPES 

É o responsável em promover a integração e o convívio harmônico entre o corpo técnico das instituições pertencentes às Redes de Atenção à Saúde Municipal e o corpo docente e discente das Instituições de Ensino Superior (IES). Objetivo é o de promover a formação e execução de práticas de ensino e serviços de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), evitando o distanciamento entre as propostas dos projetos pedagógicos, seus objetivos e realidades dos serviços. Garante a promoção da atenção contínua, coordenada, compartilhada e integral, de modo a evitar a descontinuidade do atendimento, à superlotação do serviço e prejuízos da atenção à saúde aos usuários do SUS…

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


2 + 4 =