Publicidade
Página Inicial

Unidade Móvel leva ações e serviços aos moradores da zona rural de Açailândia

24/08/2017 às 21:36 em Geral

PMAUma Unidade Móvel denominada “Ônibus Lilás” da Secretaria de Estado da Mulher do Maranhão, que faz parte do programa “Mulher, Viver Sem Violência”, está realizando ações itinerantes em vários municípios maranhenses.

Em Açailândia, o programa tem a parceria da prefeitura e conta com a participação ativa das secretarias de Assistência Social (SEMAS), Secretaria de Saúde (SEMUS) e Secretaria de Educação (SEDUC) foi desenvolvido na zona rural, respectivamente nos assentamentos 50º. BIS e Conquista da Lagoa.

Moradores das duas localidades, em especial as mulheres em situação de violência tiveram a oportunidade de em um só dia receberem atendimentos e serviços da rede especializada: Prevenção, Assistência, Apuração, Investigação e enquadramento legal, palestras, debates, além da divulgação da Lei Maria da Penha.

A dificuldade de Acesso aos serviços públicos é um dos principais problemas das áreas de campo. As unidades móveis têm por objetivo levar às mulheres dessas áreas serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em situação de violência, oportunidade para dialogar sobre a diversidade e as demandas das trabalhadoras rurais a desigualdades, a exemplo do que ocorre com o estupro de meninas que não é registrado, além de outros.

A prefeitura de Açailândia pôde participar como parceira da programação com diversas ações que foram desenvolvidas por profissionais do município: Secretaria de Saúde: palestras sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero; DST/AIDS, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite- B e C e de glicemia capilar; exames preventivos; vacinação de HPV; consultas médicas clínico geral e /ou ginecologista.

Assistência Social: Carteira do Idoso; CADUNICO; Busca Ativa; Atendimento Psicossocial; palestras com psicóloga, além de outras como serviço de estética e embelezamento.

Educação: Sala de leitura e palestras de incentivo à leitura.

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


4 − = 3