Publicidade
Página Inicial

Unidades judiciais usam ferramentas gratuitas para atendimento virtual

20/04/2021 às 19:06 em Sem categoria

Usar tecnologias disponíveis e gratuitas para otimizar o serviço e o atendimento judicial tem sido uma prática crescente entre magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Poder Judiciário estadual, principalmente, após instituição do teletrabalho e atendimentos online. Com o objetivo de unificar atendimentos externos e internos de forma virtual, uma equipe da Comarca de Imperatriz, juntamente com laboratoristas do ToadaLab (Laboratório de Inovação do TJMA), desenvolveu o Assistente Virtual de Atendimento para usuários do sistema de Justiça estadual.

COMO FUNCIONA

Por meio da conjunção entre um formulário eletrônico (Google Forms) e uma ferramenta de gestão de tarefas (Trello), a equipe de servidores, servidoras e laboratoristas, elaboraram uma forma de atendimento virtual facilitada para o cidadão, advogados, advogadas e partes interessadas. 

O usuário preenche o formulário eletrônico, feito com base nas necessidades dos jurisdicionados e, em seguida, as solicitações são distribuídas diretamente à ferramenta de gestão de tarefas, disponível por aplicativo ou via navegador de web.

Imediamente, toda a equipe de atendimento da unidade recebe as demandas em seus  smartphones, tablets ou computadores. As solicitações do formulário ficam disponibilizadas em cartões virtuais organizados dentro do Trello, e são atendidas por ordem cronológica e de prioridade.

METODOLOGIA

O assistente virtual é o primeiro produto feito por meio do ToadaLab, utilizando metodologia centrada no usuário, que atende às necessidades de forma criativa e por meio da colaboração dos participantes com especialidades diversificadas. 

O projeto do Assistente Virtual de Atendimento passou pela fase de Imersão e Análise, Ideação (Benchmarking), Prototipação e Implementação. A duração do trabalho para construção do assistente virtual durou cerca de vinte dias. 

A criação partiu de um benchmarking feito com o Tribunal de Justiça da Paraíba, que desenvolveu um chatbot com conteúdo e fluxos similares. “Com base nas demandas identificadas e apresentadas pela Comarca de Imperatriz em razão do trabalho remoto, disponibilizamos cinco laboratoristas do ToadaLab para a elaboração e criação desse assistente virtual, utilizando metodologias de inovação e tivemos êxito”, explicou o juiz Ferdinando Serejo, coordenador do ToadaLab. 

O formulário do Atendimento Virtual está sendo disponibilizado por meio do WhatsApp das unidades judiciais, podendo ser acessado por link de internet ou QR Code. 

Atualmente, mais de 80 varas e unidades judiciais já estão utilizando o assistente virtual. Para solicitar a instalação do Assistente em uma Comarca ou Juizado, basta enviar um e-mail para [email protected], informando uma conta Gmail que contenha o nome da unidade. Importante não ser uma conta pessoal.

Instituído pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, o Laboratório de Inovação do TJMA faz parte do Comitê de Gestão da Inovação, coordenado pelo juiz Raimundo Bogéa (auxiliar da Presidência). A implantação e coordenação do ToadaLab é conduzida pelo juiz Ferdinando Serejo. 

ENASTIC

Para incentivar essas ações inovadoras e proporcionar um ambiente de aprendizado 100% online, o Judiciário Exponencial, com a parceria do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), estará promovendo a oitava edição do Encontro de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic). 
O evento está na sua segunda edição 100% online, com transmissão pelo canal youtube/judiciarioexponencial. As inscrições são gratuitas e abertas ao público. Acesse AQUI a programação completa. Faça AQUI sua Incrição!

Agência TJMA de Notícias

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


+ 7 = 10