Publicidade
Página Inicial

Vila Nova dos Martirios: Quadrilha de assaltantes de banco é apresentada na Secretaria de Segurança

14/05/2011 às 20:15 em Sem categoria
Materiais apreendidos durante a Operação Vendaval
Armas, munições, dinheiro e ap. celulares apriendidos pela policia
Mais uma quadrilha especializada em assaltos a agências bancárias foi desarticulada em operação realizada pelas forças de Segurança do Maranhão. 
Como resultado da Operação Vendaval, seis integrantes do bando foram presos e outros dois mortos em confronto com polícias da 5ª CI de Açailandia que tambem fizeram parte da operação.

A apresentação da quadrilha aconteceu na manhã desta sexta-feira, 13, no Auditório Leofredo Ramos, no prédio da Secretaria de Segurança Pública, (SSP), durante entrevista coletiva concedida à imprensa.

Aluísio Mendes e autoridades de segurança durante entrevista coletiva
Estiveram presentes, o Secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, o Delegado Geral de Polícia Civil, Nordman Ribeiro; o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; o Secretário Adjunto de Assuntos Estratégicos, Laercio Costa; o Superintendente Regional em exercício da Polícia Federal, Gustavo Paulo de Souza e; o Delegado Federal chefe da Delegacia de Proteção a Crimes Contra o Patrimônio, Sandro Rogério Jansen.

Esta foi a segunda apresentação de uma quadrilha responsável por assaltos a bancos no interior do estado feita pela Secretaria de Segurança em pouco mais de um mês. 

No último dia 08 de abril, a SSP já havia apresentado cinco homens envolvidos em assaltos nos municípios de São Domingos e Zé Doca.

A Operação Vendaval prendeu: Ivo Jhonatan da Costa Silva, Ruideglan Lopes Queiroz, vulgo “Índio”, José Rodrigues, Tiago Lopes da Silva, Jefferson Albuquerque de Sousa e Andson Pereira da Costa foram detidos na cidade de Rondon, no estado do Pará.

Durante a ação policial, Augusto Cesar Sousa de Oliveira e outro homem identificado apenas como Daniel, foram mortos em confronto com policiais. 

Eles são suspeitos de participarem ao assalto à agência bancária do Bradesco, no município de Vila Nova dos Martírios, interior do Maranhão, ocorrido no último dia 09 de maio.
Com eles, foram apreendidos: dois revólveres calibre 38; duas espingardas calibre 12; uma metralhadora Bretta calibre 09mm e um fuzil 762, ambos de uso exclusivo das Forças Armadas; 35 munições calibre 12; um cabo de madeira de revólver; uma calça camuflada; um capuz de cor preta; cinco aparelhos celulares; além de 35 mil reais recuperados do assalto.

A ação foi articulada através de uma Força Tarefa comandada pelas equipes de investigação da Polícia Federal, Grupo Tático Aéreo (GTA), Grupo de Operações Especiais da Polícia Militar e Superintendência Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil. 

“Mudamos a realidade no Maranhão. A incidência de assaltos a bancos caiu vertiginosamente. Ações como essa não acontecem por acaso. 
Tudo isso é fruto de uma parceria exemplar com a Secretaria de Segurança’, enfatizou o Superintendente da Polícia Federal, Gustavo Souza.

Segundo Aluísio Mendes, o Maranhão obteve uma redução de 87% de crimes desta tipologia. “Nenhum estado da Federação tem apresentado resultado semelhante. O Maranhão é exemplo para todo o Brasil.

Todos os assaltos foram prontamente esclarecidos. Resultado de uma interação única entre as forças de segurança do estado. 
A ausência de vaidades de pessoas e instituições de segurança têm contribuído para esse sucesso”, explanou o secretário de Segurança Pública.
“Definitivamente o Maranhão não é o local mais apropriado para marginais como esses assaltarem bancos”, acrescentou Mendes.
 Fonte/ssp/MA
Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 5 = 3