Publicidade
Página Inicial

192: Destaque para o brilhante trabalho do SAMU de Açailandia!

06/03/2012 às 23:57 em Sem categoria
Açailandia – O SAMU (serviço de atendimento móvel de urgência) de Açailandia tem feito a diferença na saúde do município. Antes quando a comunidade precisava de uma ambulância para atender uma urgência, contava apenas com carros velhos e pessoas sem nem uma experiência na área, em alguns casos, o motorista da ambulância tinha que da assistência a vitima (as) e dirigir ao mesmo tempo, o que é humanamente impossível. Essa realidade mudou radicalmente a partir da implantação do SAMU.
O serviço conta com:
2 unidade de suporte básico.
1 unidade de suporte avançado (usa).
12 técnicos de enfermagem
12 condutores socorristas
05 enfermeiros
04 médicos
04 rádio operadores
02 pessoas na administração
O SAMU de Açailandia foi inaugurado no dia 01 de fevereiro de 2012, até o dia 27 do mesmo mês já tinha realizado 109 atendimentos. O trabalho é coordenado pela a enfermeira padrão: Keury Pinho Conceição, que juntamente com sua equipe vem realizando um trabalho belíssimo, digno de nossos elogios.
Nossos parabéns a esses profissionais e ao povo de Açailandia que hoje tem o privilegio de poder contar com esse serviço.
Levando em conta que no Brasil os acidentes configuram um problema de saúde pública e vivenciando a realidade do município de Açailandia, notou-se que o transporte simples (ambulância comum) era totalmente inadequado e incompatível ao exigido pela portaria vigente no pais.
Levantado o problema referente à qualidade e segurança do atendimento e o tempo resposta muito acima do desejado, foi criado o SAMU, com o objetivo de realizar os atendimentos com profissionais treinados adequadamente e específicos para realizar o serviço de atendimento pré-hospitalar, diminuindo o tempo resposta e melhorando as condições de vida da população Açailandense. 
As fotos à baixo é de um acidente ocorrido no ultimo dia 23 de fevereiro na BR-010, envolvendo uma jovem e uma senhora já de idade, onde a equipe do SAMU foi ao local prestar os primeiros socorros as vitimas.
 Por Antonio Marcos
Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


5 + = 12