Publicidade
Página Inicial

Ação da PF e IBAMA provoca manifestação em Amarante

16/01/2013 às 15:15 em Polícia
AMARANTE

Manifestantes atearam fogo em paus e pneus

Amarante – Nessa terça-feira (15/01), policiais federais e fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) se deslocaram até o município de Amarante, onde foram cumprir mandados de buscas e apreensões.

Os federais e os fiscais do IBAMA cumpriram a missão, apreendendo caminhões carregados de madeira, tratores, motosserras e demais equipamentos encontrados com madeireiros, que são acusados de retirar madeira de reservas indígenas na região de maneira clandestina.

Quando o comboio se deslocou da área indígena com os objetos da ação policial e dos fiscais do IBAMA, que estavam sendo levados para Imperatriz, onde ficariam à disposição da justiça federal, foi surpreendido por centenas de manifestantes, que fecharam a estrada que dá acesso à Belém-Brasília.

Acuados, os federais e os fiscais do IBAMA solicitaram ao delegado da PF, Paulo de Tarso, que mandasse para o local reforço policial em função de que a situação estava insustentável. Houve, segundo informações, até disparo.
Tentamos falar com o delegado Paulo de Tarso, mas não obtivemos êxito.

No início da noite, o delegado titular da Delegacia de Amarante, Luís Meneses, informou que na manifestação tinha muita gente, todos revoltados em função da operação da PF e IBAMA na região.

A revolta é porque, sem a extração da madeira, mais uma fonte de renda é retirada e muitas pessoas dependem do comércio de madeira.

O delegado Luís Meneses informou que os federais e os fiscais do IBAMA, diante da situação, tinham retornado para a aldeia dos índios da etnia Gavião, até que chegasse o reforço policial para retirar as pessoas que estavam bloqueando a estrada.

Por Antonio Marcos

Com informações de O PROGRESSO

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 3 = 4