Publicidade
Página Inicial

Agosto Dourado: Aleitamento materno é tema de palestra para profissionais da saúde de Açailândia

05/08/2019 às 19:34 em Saúde

Palestra está dentro da programação do “Agosto Dourado”!

A Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, está promoveu na manhã desta segunda-feira, (05) uma palestra sobre aleitamento materno no auditório da Câmara Municipal. Como palestrante a médica pediátrica e dermatologista, Karla Brandão. O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.

A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial que já percorre o mundo como seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebradas a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.

De acordo com Suzana de Souza Vieira Costa, o evento faz parte da programação determinada pelo Ministério da Saúde, o “Agosto Dourado” que está acontecendo em todos os municípios. Hoje estamos fazendo a abertura do “Agosto Dourado”, que é o mês de conscientização ao aleitamento materno e em nosso município estamos desenvolvendo uma semana de atividades baseada nesse tema”, disse Suzana Vieira.

A médica pediátrica, dermatologista Karla Brandão e palestrante diz que sobre aleitamento materno se tem muito a aprender e a ensinar. “Hoje estamos abordando e debatendo temas sobre aleitamento materno. Durante este mês estaremos intensificando a campanha, conscientizando a população”, ponderou Karla Brandão.

Sabe-se que a amamentação é muito importante para as mães e muito mais para o bebê, e que a amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníeis.

O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que 6 milhões de crianças por ano. Além dos benefícios e efeitos logo no início da vida, o leite materno tem repercussões na vida adulta.

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crianças amamentadas também estão mais protegidas contra doenças infecciosas.

No mês de agosto, ações em todo o mundo são voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Diversas organizações governamentais e não governamentais, comunidades científicas e populares, grupos religiosos e tantos outros se mobilizam e são mobilizados para promover, proteger e apoiar a amamentação.

ASCOM-PMA 

Por Antônio Maria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


+ 7 = 11