Publicidade
Página Inicial

Candidatos a procurador-geral de justiça participam de debate

13/05/2016 às 17:01 em Justiça

DSC_0985Foi realizado nesta sexta-feira, 13, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Centro), o debate com os quatro candidatos ao cargo de procurador-geral de justiça do Maranhão, para o biênio 2016/2018. Promovido pela Procuradoria Geral de Justiça e Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem), o evento foi mediado pelo jornalista Roberto Fernandes.

Em cinco blocos, os promotores de justiça Justino da Silva Guimarães, Luís Gonzaga Martins Coelho, Marco Aurélio Batista Barros e José Augusto Cutrim Gomes apresentaram suas propostas para membros e servidores da instituição.

DSC_1034No primeiro bloco, cada candidato fez sua apresentação e considerações em ordem definida por sorteio. No segundo bloco, eles fizeram perguntas entre si.

No terceiro bloco, duas perguntas foram formuladas pela Ampem sobre temas de interesse da classe. No quarto bloco, membros e servidores, estes representados pelo Sindsemp (Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Maranhão) e Asfupema (Associação dos Funcionários da Procuradoria Geral de Justiça), questionaram os candidatos. E o quinto e último bloco foi destinado às considerações finais.

Na abertura do evento, o promotor de justiça Tarcísio Bonfim, presidente da Ampem, ressaltou que o debate é uma iniciativa que busca contribuir para o fortalecimento do Ministério Público, na medida em que serve de espaço para o detalhamento das propostas dos candidatos a chefe da instituição. “Já é uma tradição (o debate) a cada processo de escolha do procurador-geral e, por isso mesmo, é sempre solicitada pela classe a sua realização”, destacou.

Tarcísio Bonfim, ao final do pronunciamento, parabenizou os candidatos por se colocarem para a disputa e desejou sorte no pleito, que vai acontecer na próxima segunda-feira, 16. “Jamais devemos perder de vista a importância de se travar o bom combate e de que as divergências são salutares para o aperfeiçoamento da democracia.

ELEIÇÃO

A eleição será realizada, na segunda-feira, 16 de maio, nas cidades de São Luís (na sede da Procuradoria Geral de Justiça – Centro), Imperatriz e Timon (nas sedes das Promotorias de Justiça).

Conforme a Resolução 35/2016, que disciplina a eleição, a lista tríplice será elaborada com os nomes dos mais votados, prevalecendo, em caso de empate, o tempo de antiguidade na carreira e, se persistir o empate, o mais idoso. O eleitor poderá votar em até três candidatos dentre os inscritos.

No mesmo dia da proclamação do resultado será feita a comunicação, por meio de ofício, ao governador do Estado.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


+ 6 = 12