Caos Geral: Vigilância Sanitária Estadual interdita centro cirúrgico do Hospital Municipal de Itinga do MA
De acordo com levantamentos feitos pela equipe de transição do prefeito eleito de Itinga do Maranhão Lúcio Flávio Araújo de Oliveira (PSDB), a prefeita derrotada Luzivete Botelho conseguiu mergulhar o município em um verdadeiro “mar de atraso”, deixando de executar serviços essenciais para a população em diversas áreas de sua administração, inclusive na saúde.
Na última terça-feira (29), a situação que há muito tempo vinha ruim acabou piorando com a interdição do Centro Cirúrgico do único Hospital Público daquele município.
Entre as inúmeras deficiências constatadas pela Vigilância Sanitária Estadual, destaca-se a falta de CME (central de material e esterilização) e lavanderia hospitalar apropriada. Os servidores vinham utilizando “TANQUINHO DE LAVÁ”, quando o Hospital deveria ter máquinas industriais.
A interdição do centro cirúrgico causa prejuízos irreparáveis para saúde da população Itinguense. O fechamento de parte do hospital implica na perda de recursos, o que causará sérios problemas para o próximo prefeito Lucio Flavio, que assiste tudo isso com muita tristeza, já que toda sua família reside no município.
Atualmente o HMI não realiza cirurgias de hérnia, cesariana, laqueadura, colpoperineoplastia e outros procedimentos.
Acredita-se que o centro cirúrgico só voltará a funcionar normalmente depois que o município cumprir uma série de exigências necessárias para não continuar colocando a vida dos pacientes em risco.