Publicidade
Página Inicial

Sec. de Saúde realiza capacitação sobre raiva e animais peçonhentos…

09/11/2015 às 08:44 em Política

saude 2Açailândia – O evento aconteceu durante todo o dia no auditório do IFMA. Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares participaram da capacitação sobre atendimento raiva e animais peçonhentos, realizada pela Unidade Regional de Saúde em parceira com a secretaria municipal de saúde. Mais de 40 profissionais de Açailândia e mais sete municípios que compõem a regional, participaram do evento.

saudeO diretor regional de saúde, José Neto, afirmou que essa foi uma forma de levar mais conhecimento aos profissionais e que essa tem sido uma preocupação dos municípios onde o numero de notificações de pessoas com essas doenças tem aumentado.

“Nós vamos tratar do assunto de raiva e animais peçonhentos que tem na nossa região e animais que transmitem a raiva em geral, e além de trazer o conhecimento para os nossos profissionais, nós temos também a questão das notificações que tem subido a cada dia o numero de acidentes com animais peçonhentos”, afirmou José Neto.

A capacitação foi ministrada pelo doutor Daniel Soares, coordenador de zoonoses do estado.

As informações debatidas foram sobre atualização de dados epidemiológicos de acidentes por animais peçonhentos; atendimento anti-rábico humano; armazenamento de soros anti-venenos e soro anti-rábico, tratamento de acidentes por animais peçonhentos de interesse em saúde e medidas preventivas e controle da raiva.

Segundo o secretário de saúde, Marquinhos, a preocupação tem sido prevenir para melhorar cada vez mais a qualidade de saúde no município e essa tem sido umas das prioridades do prefeito Juscelino Oliveira (PCdoB).

“Desde quando o prefeito Juscelino oliveira, assumiu a prefeitura determinou que melhorássemos a qualidade da saúde de Açailândia e a prevenção, e hoje nos estamos aqui com o Dr. Daniel dando treinamento para os profissionais de toda a região para poder fazer essa prevenção, onde a zoonose é a doença transmitida para o ser humano através dos animais”, afirmou o secretário de saúde.

Animais peçonhentos são aqueles que produzem ou modificam algum veneno e possuem algum aparato para injetá-lo na sua presa ou predador. Os principais animais peçonhentos no Brasil são algumas espécies de serpentes, de escorpiões, entre outros.

A raiva é uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida por mamíferos, que apresenta dois ciclos principais de transmissão: urbano e silvestre.

As principais fontes de infecção no ciclo urbano são os cães e o gatos “Nós moramos em um área muito crítica então nos temos muito acidentes com animais peçonhentos, e esse treinamento tem um diferencial porque além do conhecimento adquirido nos vamos poder descentralizar o serviço que hoje é acumulado no hospital municipal de Açailândia”, disse a enfermeira, Bernadete Araújo.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


+ 4 = 9