Publicidade
Página Inicial

Deputado Sérgio Vieira busca agilidade na regularização dos terrenos de Novo Bacabal e Córrego Novo

31/07/2017 às 13:11 em Geral

Acompanhado do secretário de Habitação, o parlamentar esteve reunido com o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão.

Sergio Vieira 2

Deputado Sérgio Vieira (PEN) durante reunião no sede do ITERMA

Na última quinta-feira (27) o deputado estadual Sérgio Vieira (PEN) e o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Levilson Oliveira, estiveram reunidos com o novo presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Raimundo Lídio.

O encontro aconteceu na sede do Iterma, em São Luís, onde o parlamentar foi cobrar maior agilidade para a regularização fundiária dos terrenos (lotes) nos povoados de Córrego Novo e Novo Bacabal, distantes a 62 e 70 quilômetros da cidade de Açailândia, respectivamente.

A população dos dois povoados construíram suas casas ou comércios em terrenos que não possuem está regularização, ou seja, em áreas que ainda pertencem ao estado. Com isso esses moradores não possuem o título definitivo dessas áreas, impedindo que as pessoas tenham acesso a financiamentos bancários, entre outros benefícios.

“Estamos lutando para que essas famílias tenham o título de suas áreas, e assim possam ter a segurança que estão em um terreno que de fato e de direito são seus. Dessa forma elas poderão ter os títulos desses imóveis no cartório e assim buscar um financiamento junto ao banco ou outro benefício que necessitem”, afirmou Sérgio.

Reunião

Na ocasião também participaram da reunião toda equipe técnica do Instituto, que explicou que o primeiro passo é a realização do cadastramento desses moradores. Foi produzido um modelo para que o cadastramento se inicie o mais rápido possível. O cadastramento será realizado pela Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária.

“Já foi nos repassado um modelo para a realização do cadastramento dos moradores de Córrego Novo e Novo Bacabal, e queremos que este trabalho se inicie ainda no mês de agosto”, explicou o parlamentar.

O presidente do Iterma garantiu que tão logo o cadastramento seja concluído os títulos definitivos dessas áreas serão emitidos. “A área atualmente pertence ao estado, e por isso tem que haver uma parceria entre estado e município para que esses títulos sejam emitidos e entregues à população”, disse Raimundo Lídio.

Essa foi mais uma cobrança feita pelo deputado Sérgio Vieira e que será atendida em favor da população de Açailândia. “É mais uma conquista que conseguimos para nossa gente. Tivemos a determinação do presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão para iniciar o cadastramento, e a garantia que ao findar este processo os títulos serão emitidos e doados aos moradores de Córrego Novo e Novo Bacabal”, concluiu o parlamentar.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


8 + 5 =