Publicidade
Página Inicial

Des. Cleones Cunha se torna membro do Instituto Histórico e Geográfico do MA

27/11/2017 às 20:11 em Justiça
TJMA

Cleones Cunha entre seus confrades e confreiras do IHGM. Foto: Ribamar Pinheiro/ TJMA

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha, é o novo membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), em que passa a ocupar a Cadeira nº 25, cujo patrono é Celso Tertuliano da Cunha Magalhães.

A posse do magistrado ocorreu em solenidade realizada no auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), durante Assembleia Geral Extraordinária do Instituto, na última sexta-feira.

“O sentimento é de gratidão ao ocupar uma Cadeira nesse Instituto, tendo como patrono um grande defensor da Justiça no Maranhão”, afirmou Cleones Cunha, autor das obras bibliográficas “O Poder Judiciário do Maranhão – Subsídios para a História do Recrutamento de Juízes e da Organização Judiciária”; “Efeitos Civis do Casamento Religioso no Brasil”; “Relações Igreja-Estado”, entre outras de grande relevância – segundo o IHGM – para o registro histórico do Estado do Maranhão.

Em seu discurso de posse, Cleones frisou; “Por que então, aceitando a escolha – gesto magnânimo das minhas agora confreiras e meus confrades –, aqui estou? Se algum mérito tenho, está na construção diuturna de textos jurídicos, e os faço buscando a justa subsunção do caso concreto à abstração legal. Repito: não sou poeta, não sou douto, não sou sábio. É bem verdade que sou curioso, gosto de estudar, fascinam-me os grandes temas da Humanidade, dentre eles a beleza espiritual dos sacrários de Roma, sua história, seus dogmas, seus mistérios, seus cânones, seu Poder Espiritual”. (Discurso na íntegra)

BOAS-VINDAS

Cleones Carvalho Cunha foi eleito, por unanimidade, para sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, no dia 28 de junho de 2017, após indicação do advogado e professor universitário, João Batista Ericeira (ocupante da Cadeira nº 03), e da promotora de Justiça, Ana Luíza Almeida Ferro (ocupante da Cadeira nº 36). O Instituto possui, atualmente, 60 Cadeiras e 48 membros efetivos.

A saudação ao desembargador foi feita pela ex-aluna do magistrado e promotora de Justiça, Ana Luíza Almeida Ferro, considerada a madrinha do novo membro do IHGM. Em um pronunciamento detalhado, a promotora falou sobre a vida do magistrado, trazendo registros de sua infância, adolescência e seus feitos no campo profissional. Cleones Cunha agradeceu e expressou sua gratidão e carinho pela ex-aluna.

“Cleones Cunha é um homem que honra qualquer profissão que ele exerce. É brilhante em todas as suas faces: como escritor, como magistrado respeitado, como ex-seminarista, que não esqueceu a sua fé. Para o nosso Instituto é um privilégio tê-lo no quadro de membros, sendo um digno sucessor ocupante da cadeira de Celso Magalhães. São dois amantes da Justiça, dois guerreiros que estão sempre nas lutas em prol da afirmação da nossa Justiça”, declarou Ana Luíza Ferro.

Para o presidente do IHGM, Euges Lima, é uma honra para os membros do instituto ter Cleones Cunha como confrade. “Seja bem-vindo e tenha a certeza de que nós quem somos honrados em tê-lo como confrade nesta casa. Cleones Cunha honra o Instituto, a memória e a história do patrono que é um personagem tão icônico e importante para a história do Maranhão”.

A procuradora de Justiça aposentada Elimar Figueiredo de Almeida, que é integrante do IHGM, fez questão de ressaltar a importância da posse do magistrado para o Instituto. “Ele vem enriquecer o IHGM. A sua trajetória na vida pública desde bem cedo tem sido brilhante e marcada por uma posição efetiva como magistrado, íntegro, culto, um cidadão exemplar. Qualquer instituição se enriquece com sua presença”, enfatizou ela, que acompanhar a trajetória de Cleones Cunha desde sua primeira função pública, quando recém-formado, exerceu o cargo de chefe de Gabinete do Presidente do TJMA, à época o desembargador José Antônio de Almeida Silva, esposo da procuradora de Justiça.

Além dos integrantes do IHGM, participaram da solenidade a corregedora-geral da Justiça do Maranhão, desembargadora Anildes Cruz; o procurador-geral da Justiça do Maranhão, Luíz Gonzaga Coelho; o defensor-geral do Maranhão, Werther Lima; o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema; o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Ângelo Santos, além dos desembargadores Jamil Gedeon, Lourival Serejo e Froz Sobrinho, parentes, advogados, amigos e convidados.

Assessoria de Comunicação do TJMA

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


6 − = 1