Publicidade
Página Inicial

Desembargador João Santana lança obra poética nesta quinta (20)

19/08/2015 às 10:05 em Geral

Desembargador João SantanaO desembargador João Santana Sousa, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), lança nesta quinta-feira (20), às 19h, na Academia Maranhense de Letras, o livro “Menino Passarinheiro: o poeta dos passarinhos”, composto de poesias que trazem o relato de particularidades da vida do magistrado, desde a sua infância.

Autor de diversas publicações na Revista da Escola Superior de Magistratura do Maranhão (ESMAM), o autor diz que a obra inaugura um momento novo, em que as lembranças do passado simples, vivido em terras maranhenses, tomam sentido significativo ao serem comparadas com as vivências experimentadas no momento presente da sua carreira.

O título tem ligação com as preferências do magistrado, que se diz amante do canto dos pássaros e da natureza. A escolha é justificada na narrativa poética em que figuram lugares, histórias e pessoas que marcaram a vida de um menino pobre nascido no interior do Maranhão.

No livro, o poeta traz à tona recordações e peripécias de um menino passarinheiro, retratadas em poesias que expressam o seu verdadeiro sentimento pela natureza, pelos pássaros, familiares e amigos, bem como evidenciam confissões e desabafos de um garoto sensível a tudo.

“Eu vivi momentos de felicidade, de ver na roça o dia amanhecer, o entardecer, quando as pombas vão e voltam aos pombais. Isso inspira uma poesia que me enche a alma. As composições traduzem a minha fé e o sentimento religioso numa linguagem regionalizada e repleta de humor”, descreve João Santana.

Para o juiz Josemar Lopes dos Santos, membro da Academia Maranhense de Letras que compôs a apresentação do livro, ressalta que a obra exalta o amor do autor em suas diversas nuances. “O poeta João Santana utiliza seus dons mágicos de uma imaginação sem igual para nos brindar com um livro que emociona, comove, fala aos nossos sentimentos, porque a sua tônica é exaltar o amor em suas infinitas nuances”, destaca.

PERFIL – João Santana Sousa nasceu em 1º de novembro de 1946, em Queira-Deus, no município de Grajaú (MA). Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis (Goiás), em 1977. Após exercer a advocacia até junho de 1978, em Anápolis, mudou-se para a cidade de Imperatriz, onde militou como advogado até dezembro de 1981, quando deixou a profissão para exercer a Magistratura ante a sua aprovação no Concurso Público de 1981.

Na Justiça maranhense, atuou em diversas comarcas e já exerceu cargos importantes. Foi vice-diretor da Escola da Magistratura do Maranhão (ESMAM), ex-diretor dos fóruns de São Luís e Imperatriz, juiz eleitoral e corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA).

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


8 + 7 =