Publicidade
Página Inicial

Dezenas de Famílias abrigadas no Parque de Exposição de Imperatriz recebem atendimento de saúde

15/02/2018 às 21:32 em Saúde

UBS provisória foi montada no local para oferecer os serviços básicos.

Saude ITZ

Atendimentos realizados na UBS provisória dentro do Parque de Exposição (Foto: Divulgação)

Visando melhor atender as vítimas afetadas pela enchente do Rio Tocantins, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, montou provisoriamente no Parque de Exposições, uma Unidade Básica de Saúde, UBS.  As famílias desabrigadas ficaram no local durante uma semana, e lá tiveram acesso a consultas, prescrição de exames, vacinação, entrega de medicamentos e distribuição de hipoclorito.

Segundo o secretário de Saúde, Alair Firmiano, essa estratégia visa assegurar atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde.  “Indo até essas pessoas, garantimos acesso aos serviços da Atenção Primária, e o que é mais importante, evitamos adoecimento da população ribeirinha” – ressaltou, ao informar que o contato com a água das enchentes, pode transmitir leptospirose, febre tifoide, hepatites A e E, e cólera.

Com a baixa do nível do Rio Tocantins, as famílias ribeirinhas retornaram para suas casas na terça-feira, 13. “Improvisamos a UBS na quinta, fizemos umas triagens e na sexta já iniciamos os atendimentos. Crianças, mulheres, homens e idosos contaram com os serviços oferecidos pela nossa equipe” – ressaltou a enfermeira Ana Carolina, da Estratégia e Saúde da Família do bacuri I, que esteve no apoio logístico dessa ação.

Em regime de plantão, aproximadamente 50 atendimentos foram realizados de sexta a terça-feira de carnaval dentro do Parque de Exposições.  “Agora nossa equipe ficará em alerta, juntamente com as famílias. Faremos o acompanhando através da Defesa Civil, e se eles retornarem, voltamos juntos” – ressaltou a enfermeira Elaine Cristina Brito, da ESF Beira Rio, que coordena a estratégia montada para os ribeirinhos.

Ela explica que a estrutura da UBS montada no Parque ficará pronta, para o caso de necessitarem retornar, mas no momento, as famílias que estão na área do Buraco Fundo, Caema e Beira Rio estão sendo acompanhadas diretamente na UBS Beira Rio – Rua Dom Pedro I, entre Luís Domingues e Getúlio Vargas, e através das visitas domiciliares. “Amanhã, inclusive, visitarei algumas casas para entregar hipoclorito, utilizado para purificação da água” – finalizou.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 2 = 2