Publicidade
Página Inicial

Dia do Farmacêutico é comemorado com Atenção Farmacêutica na FACIMP

22/01/2014 às 20:00 em Regional
FACIMP

Funcionários da FACIMP sendo atendidos pelos alunos e professores do curso de Farmácia

Os alunos supervisionados pelos professores farmacêuticos realizaram aferição da pressão arterial, distribuições de folders educativos e palestras com informações importantes, tais como controlar a pressão arterial, o nível de glicose sanguíneo e melhorias na qualidade de vida em geral, desde uma boa alimentação, utilização de medicamentos de maneira incorreta ou irracional, o que pode trazer, ainda, consequências como reações alérgicas, dependência e até a morte.

O profissional formado em Farmácia exerce atividades relacionadas com a qualidade de vida da população. Assim, durante todo o ano, os professores e alunos realizam diversas atividades de extensão em escolas públicas, praças, entre outros locais, visando passar o máximo de informações possíveis para as pessoas atendidas.

A Assistência Farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e o seu uso racional. Este conjunto envolve pesquisa, desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.

De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia, professora Valquíria Luzia de Castro, o profissional farmacêutico pode atuar em 74 áreas regulamentadas e exerce um importante papel junto à saúde pública, seja atuando na Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica, na Farmácia de Manipulação e Dispensação, Fitoterapia, na Farmácia Homeopática, nos Laboratórios Clínicos, Toxicológicos, na Indústria Farmacêutica e de Alimentos, nos Institutos Governamentais de Análise de Medicamentos, também, assessorando os setores que necessitam do seu conhecimento como a inserção do farmacêutico no SUS.

O PROGRESSO

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


9 − 1 =