Publicidade
Página Inicial

Em Imperatriz, “Dezembro Vermelho” alerta para prevenção da Aids e ITs

02/12/2017 às 05:15 em Geral

Laços foram entregues para simbolizar o combate às doenças.

Imperatriz

Laços vermelhos são símbolo do combate à Aids e ITs (Foto: Edmara Silva)

Como parte das ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado nesta sexta-feira, 1º, servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, e estudantes voluntários do Centro de Ensino Mourão Rangel distribuíram o laço vermelho, símbolo da campanha “Dezembro Vermelho”, no Centro da cidade. Ação objetivou alertar população, sobretudo jovens e adolescentes, para importância do teste rápido anti-HIV.

A coordenadora do programa municipal, Hélcia Lima, explicou que o resultado requer sigilo nesse tipo de procedimento e, independente do diagnóstico, a pessoa recebe orientações específicas por um profissional da coordenação de ISTs /Aids.

Morador do Bom Sucesso, Alair Braga foi até a Praça de Fátima disposto a fazer o teste rápido de HIV, mas acabou não conseguindo em razão desse tipo de procedimento ser realizado apenas na coordenação do programa. “Acho boas essas ações para ajudar as pessoas menos esclarecidas. Às vezes, muitos não sabem que estão doentes e esse alerta para o cuidado com a saúde” – ressaltou.

Pelo Calçadão, estudantes entregaram o laço vermelho para várias pessoas, como a vendedora de loja, Luzia Barros Lima. “Ótima iniciativa, pois ficamos mais informados sobre a Aids e outras doenças”.

O professor Artur Nogueira, do Centro de Ensino Mourão Rangel, acompanhou as abordagens, juntamente com os alunos, e aprovou o foco da campanha ser os jovens e adolescentes. “A partir dos 12 anos todas as escolas já precisam tratar sobre educação sexual. Claro que nesta idade você não vai ensinar a usar o preservativo, mas falar de seu uso”.

Quem deseja fazer os testes rápidos, pode comparecer na coordenação do programa municipal de ISTs /Aids, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 17h.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


8 + 2 =