Publicidade
Página Inicial

‘Encontro Rosa’ estimula ACS´s em ações de combate ao câncer, em Imperatriz

27/10/2017 às 15:45 em Geral
PMI

Dezenas de agentes de saúde participaram do evento preparado especialmente para eles

Depois dos professores, foi a vez dos Agentes Comunitários de Saúde, ACSs, participarem do ‘Encontro Rosa’, promovido pelo setor de oncologia da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, que tem como referência um ônibus adaptado para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, SUS. O evento integra a campanha ‘Outubro Rosa’, que será encerrada na terça-feira, 31.

O auditório da Semus parecia pequeno para a quantidade de profissionais que compareceu ao evento exclusivo para agentes comunitários. O ponto alto da programação foi a palestra sobre a importância da realização do exame de prevenção ao câncer de mama, ministrada pela mastologista Sarah Serruya. A especialista também respondeu a perguntas da plateia.

“Este encontro é fundamental porque precisa haver uma comunicação interdisciplinar entre as especialidades e o câncer de mama é uma doença multidisciplinar, não é uma doença do médico ou do enfermeiro. Eu considero o agente de saúde muito importante por estar mais próximo da população”, avaliou a mastologista.

A especialista ressaltou aos agentes que um dos desafios do combate ao câncer de mama é estimular as mulheres a procurar a prevenção. Alguns mitos relacionados à doença são apontados pela médica como um entrave para levar as mulheres a procurarem ajuda médica.

“A resistência das mulheres é porque, em muitas das vezes, o exame não é confortável, um pouco doloroso, mito porque muitas mulheres têm preconceito com esse exame, mas na verdade ele pode salvar vidas”, alertou Sarah Serruya.

A coordenadora do Setor de Oncologia da Unidade Móvel Oncológica, Vilenice Batista avaliou o encontro com muito proveitoso e estratégico dentro das ações de combate ao câncer em razão do público-alvo ser os agentes de saúde, profissionais responsáveis pela multiplicação das orientações.

“A principal foco foi conscientizar os agentes de saúde sobre a importância de realizar o exame (mamografia),e, também, já aproveitamos a oportunidade uma homenagem à esses agentes que são nossos parceiros, que nos ajudam nos cadastros e trabalhado conosco durante esse período de unidade móvel”, destacou a coordenadora.

O evento foi marcado, ainda, pelo sorteio de brindes para os agentes, música ao vivo, um documentário sobre uma pacientes que foi diagnosticada na unidade móvel e atualmente faz o tratamento, show de humor e um lance especial (coffee break).

“A programação do Outubro Rosa foi maravilhosa e está aqui foi voltada para o profissional de suade. Então é sempre muito bom a gente dá e receber carinho“, disse a agente de saúde do bairro Santa Rita, Valquíria Francisca de Sousa. Ela observa que eventos como esse motivam mais o profissional de saúde para lidar com demandas dessa natureza.

Balanço

Vilenice Batista disse que o “Encontro Rosa” dos agentes de saúde, também, foi uma espécie de despedida da Unidade Móvel que vai, no próximo ano, atender em frente aos Centros de Referência em Assistência Social, CRAS.

Sobre o ‘Outubro Rosa’, Vilenice disse que a meta foi acima do esperado com mais de 10 mil mulheres cadastradas, neste mês, para fazerem exames de prevenção ao câncer.

João Rodrigues – ASCOM/PMI

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


4 + 6 =