Publicidade
Página Inicial

Flávio Dino e Lobão Filho a 5 pontos de decidir eleição no 2º turno

03/09/2014 às 15:33 em Política

Do blog Atual 7

Má gestão de Edivaldo Holanda Júnior e mais outros 15 prefeitos podem ter influenciado negativamente no resultado da pesquisa Exata/TV Guará/Fiema

Dino e HolandinhaA pesquisa Exata/TV Guará/Fiema, divulgada nessa terça-feira (2), aponta que, a um mês da eleição para o Governo do Maranhão, a disputa caminha para ser decidida no 2º turno entre os candidatos Flávio Dino (PCdoB), que pontuou 55% das intenções de voto; e Edison Lobão Filho, o Edinho (PMDB), que aparece com apenas 25%.

Apesar de Dino passar o ar de larga vantagem, devido a diferença de 30% para o segundo colocado, de acordo com o artigo 2º da Lei nº 9.504/1997, a chamada Lei das Eleições, só ‘será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos’, isto, metade dos votos válidos [50% +1].

Como o candidato do PCdoB possuía 57,8% das intenções de voto dos maranhenses, contra 23,1% do peemedebista, segundo pesquisa da mesma Exata/TV Guará/Fiema, divulgada há pouco mais de duas semanas, o resultado das urnas ainda está praticamente indefinido, já que a diferença agora é de apenas 5 pontos.

A queda de Flávio Dino estaria atribuída ao início do programa eleitoral, onde Edinho tem lembrado a população sobre as promessas de ‘renovação’ e de ‘mudança’ na forma de administrar os cofres do poder público, feitas pelo comunista e seu afilhado político, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC) – além das péssimas gestões dos aliados de Santa Inês (Ribamar Alves), Balsas (Rochinha), Santa Helena (Jorge Lobato), Matões (Sueli Pereira), Imperatriz (Sebastião Madeira), Caxias (Léo Coutinho), Barreirinhas (Léo Coutinho), Lagoa Grande (Dr. Jorge), Dom Pedro (Hernando Macedo), Timon (Luciano Leitoa), Tutóia (Raimundo Lídio), São Domingos (Kléber Tratorzão), São Mateus (Miltinho Aragão), Gonçalves Dias (Vilson Andrade) e Tuntum (Cleomar Tema).

O último levantamento Exata/TV Guará/Fiema foi realizado entre os dias 23 e 28 de agosto, quando foram ouvidas 1.400 pessoas em 45 municípios maranhenses escolhidos aleatoriamente, mas contemplando as quatro regiões do estado mais a capital.

A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. E o registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo MA – 00038/2014.

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


5 + = 10