Publicidade
Página Inicial

Francisca Primo destaca Conferência sobre a Saúde da Mulher

21/06/2017 às 18:24 em Política
Francisca Primo

Deputada Estadual Francisca Primo (PCdoB)

Ao fazer uso da tribuna na sessão desta quarta-feira, 21, a deputada Francisca Primo (PCdoB) convidou os seus pares e demais membros da comunidade para participarem da 2ª Conferência Estadual da Saúde das Mulheres do Maranhão, que ocorrerá em São Luís, no período de 06 a 07 de julho de 2017, no Centro Pedagógico Paulo Freire.

A 2ª Conferência Estadual da Saúde das Mulheres é um processo de debate, consulta pública e mobilização, iniciado pelo Conselho Nacional de Saúde. No Maranhão, a etapa estadual tem por objetivo propor diretrizes para a política estadual de atenção integral à saúde das mulheres e tem como tema Saúde das Mulheres Desafio para Integridade com Equidade.

Naquela ocasião, serão debatidas as diversas demandas oriundas do seu processo de mobilização e preparação que conta com as conferências municipais livres, macro-regionais e estaduais, que já estão acontecendo, sob as coordenações das  Secretarias de Estado da Saúde e da Mulher e dos Conselhos Estadual de Saúde e o da Mulher

Durante a Conferência serão debatidos os seguintes temas: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seu reflexo na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; a vulnerabilidade e a equidade na vida e na saúde das mulheres; políticas públicas para as mulheres e a participação social.

O eixo principal da conferência será implementar a política nacional de atenção integral à saúde das mulheres e as políticas de equidade da população negra, debatendo racismo, desigualdades étnicas e raciais, o racismo institucional; da população LGBT, discriminação por orientação sexual, identidade de gênero; preconceitos, estigma social; da população em situação de rua, reconhecimento dessas pessoas como cidadãs de direito; da população do campo, da floresta e das águas; redução do risco decorrente dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas.

“A primeira conferência foi em 1986 e eles estão cumprindo uma dívida com as mulheres nesses 31 anos que não deliberamos nada sobre essa política”, afirmou Francisca Primo.

Debatedoras

As delegadas selecionadas para debaterem as suas propostas nas conferências regionais foram escolhidas dentre as seguintes categorias: trabalhadoras, usuárias de movimentos sociais, quilombolas e mulheres com deficiência, “com o objetivo de que, ao final do processo das conferências regionais, possamos ter propostas que representem os anseios das mulheres maranhenses e de toda a sua adversidade e definam as diretrizes para elaboração de política nacional integral de saúde das mulheres”.

Francisca Primo destacou que nesse processo de apoio à mobilização das participantes, foram realizadas até hoje seis conferências no Maranhão. Finalizando o processo, a Conferência Municipal de São Luís ocorrerá no próximo dia 27 de julho, totalizando o número de sete conferências macro-regionais ou municipais que estão acontecendo neste período.

As propostas serão apresentadas por delegadas eleitas nas macro-regionais e discutidas na conferência estadual nos dias 06 e 07 de julho deste ano, em São Luís. Findando o processo deliberativo em nível estadual, seguirá para a Segunda Conferência Nacional da Saúde das Mulheres, que será nos dias 03 a 06 de agosto de 2017 em Brasília/DF.

“Parabenizo a Secretaria de Estado e Saúde e a Secretaria de Estado da Mulher, assim como os conselhos estaduais por estarem realizando essas conferências que são de grande importância para nós, mulheres, e para toda a população de nosso estado”, finalizou Francisca Primo.

Nice Moraes/ Agência Assembleia

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


+ 8 = 11