Publicidade
Página Inicial

Imperatriz é premiada com selo de qualidade da Educação Infantil

30/07/2018 às 06:58 em Educação

Cidade está entre as 20 brasileiras que receberam certificação!

Educação ITZ

Imperatriz recebeu selo de qualidade na Educação Infantil, nas áreas pedagógica, saúde e bem estar. (Foto: Divulgação)

O Município foi certificado pelo Instituto Avisa Lá e pelo Banco Santander, com selo de Qualidade em Educação Infantil, nas dimensões Pedagógica e Gestão de Saúde e Bem-Estar. Do total de 70 cidades inscritas em todo país, Imperatriz foi uma das 20 selecionadas para participar de um programa desenvolvido entre os anos de 2015 e 2017, que teve a premiação divulgada nesta quinta-feira, 26.

O caminho da conquista começou a ser trilhado em 2015, quando a Secretaria Municipal de Educação, Semed, inscreveu a equipe pedagógica da Educação Infantil no edital. Técnicos do Instituto Avisa Lá fizeram visita técnica à cidade, entrevistaram os integrantes e quando o resultado da seleção foi divulgado, Imperatriz estava dentre os três municípios nordestinos selecionados.

Educação ITZ 2Pelo edital, a proposta era de que a equipe pedagógica recebesse capacitação e desenvolvesse o trabalho junto a duas instituições piloto que atendem crianças de 0 a 5 anos. Preocupada em estender, ao máximo, os conhecimentos, a equipe pedagógica da Semed aumentou o número de escolas atendidas.

“Nós achamos tão interessante que resolvemos estender a formação para todos os gestores, não apenas aqueles das duas escolas piloto. Trabalhamos com 120 instituições entre creches e pré-escolas”, destacou a pedagoga Flaviana Carvalho.

Durante três anos, o programa envolveu atividades presenciais como a participação em cinco seminários em São Paulo. Além disso, a equipe tinha de desenvolver atividades mensais e um ambiente virtual de aprendizagem, onde elaborava relatórios, pesquisas, reuniões on line, entre outros.

Todo o programa foi supervisionado pelo Instituto Avisa Lá, uma instituição amplamente reconhecida por sua atuação na área de educação há mais de 30 anos, e as duas dimensões trabalhadas foram a Pedagógica (Brincar e Aproximações com a Leitura e a Escrita) e Gestão de Saúde e Bem-estar.

Resultados

No mesmo tempo em que era realizada a capacitação da equipe pedagógica pelo programa, esta já compartilhava os conhecimentos aos educadores nas escolas e creches e acompanhava os resultados. De acordo com a pesquisadora Lana Maria Vieira Zuza, coordenadora da Educação Infantil de Imperatriz, na área do bem-estar foi trabalhada a higienização das mãos, nariz e o uso do self-service.

“Os ganhos foram muitos em todas as áreas, mas eu vou tocar num assunto que nem é de minha área especificamente, só para exemplificar: a partir do acompanhamento do dia a dia da sala de aula houve uma queda no índice de contaminação cruzada por causa da área de Gestão de Saúde e Bem-Estar”, destacou Flaviana Carvalho, acrescentando que diminuiu o número de faltas, porque as crianças passaram a adoecer menos.

Já na área pedagógica foi iniciada a construção de uma base que vai sustentar e auxiliar o professor-alfabetizador. “Vai chegar o momento em que essa criança vai passar por um processo sistemático de alfabetização e letramento. Então, na Educação Infantil, desde o berçário, já é possível realizar leitura para a criança, trabalhando a oralidade, entre outros aspectos importantes”, detalhou a pedagoga.

A conquista do selo

O Selo representa a culminância do programa e a premiação de um  trabalho desenvolvido ao longo de três anos pelos vinte municípios selecionados.  Os pesquisadores da Semed elogiaram a sensibilidade do governo Assis Ramos em manter a equipe pedagógica no programa nacional.

O Programa Educação Infantil não é a primeira parceria entre o Instituto Avisa Lá e a SEMED, que recebeu no ano de 2013 o Projeto Diretrizes em Ação, cujo objetivo é auxiliar os municípios brasileiros na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). O projeto, iniciativa do UNICEF e do Ministério da Educação, resultou em rico material impresso e audiovisual que foi distribuído em todo o território nacional, podendo também ser acessado no site do MEC.

O secretário municipal de Educação, Josenildo José Ferreira recebeu a equipe de educadores em audiência na quinta-feira, 26, ocasião em que parabenizou os estudiosos pelo trabalho desenvolvido. Josenildo Ferreira lembrou que a gestão do prefeito Assis Ramos tem compromisso com a Educação, principalmente, a Educação Infantil por ser a base da formação.

“Recebemos este selo com alegria, porque mostra que o caminho adotado no conceito da gestão do prefeito Assis Ramos, assim que assumiu, de valorizar a equipe da Educação Infantil e não desmantelar essa equipe estava certo e agora os resultados estão sendo colhidos. Isso mostra que a visão de longo prazo é a visão acertada para Educação”, comemorou o secretário.

João Rodrigues – ASCOM/PMI

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


5 + = 11