Publicidade
Página Inicial

Lobão Filho divulga plano de Governo com foco no municipalismo

09/07/2014 às 08:09 em Política

Lobão FilhoO lançamento do site oficial do candidato Lobão Filho (PMDB) trouxe para o debate social seus ideais e propostas de governo. Entre temas de grande relevância, como saúde, educação e segurança, o candidato destaca ainda, entre suas prioridades, o desenvolvimento econômico e a geração de emprego para os maranhenses. “A partir do estímulo da economia do estado, podemos garantir geração e distribuição de renda, com os devidos estímulos à produção, através das atividades no campo”, explica o candidato.

Lobão Filho faz questão de ressaltar que o plano é uma versão preliminar de suas diretrizes e propostas, uma vez que elas estão sujeitas a constante aperfeiçoamento, resultante de diálogos com os maranhenses.

“Fundamentados nos princípios da democracia e no respeito à soberania popular, estes compromissos que assumo com os meus concidadãos, mediante a vitória das eleições, passarão a integrar um Plano de Estado, onde prevaleçam o ideário, os anseios e os sonhos e as esperanças da sociedade e não apenas de um Governo ou de um grupo político”, enfatizou.

Saúde

Observando os princípios básicos do Sistema Único de Saúde – SUS, suas propostas dentro deste âmbito contemplam a universalização do acesso da população aos programas de atenção básica primária e preventiva, por meio de parceria com todos os municípios do Estado. Para ampliar ainda mais o acesso à saúde, esforços na implantação de novos cursos de medicina nas cidades de Imperatriz, Pinheiro e Balsas também serão priorizados.

A ampliação na oferta de serviços médicos especializados também é destaque, inclusive em oncologia, garantindo atendimento em todas as regiões do Estado. Inclui-se neste rol a construção do Hospital Estadual de Referência em Oncologia (Hospital do Câncer), que deverá suprir a demanda do interior atendida, hoje, pela capital.

Educação básica

Lobão Filho entende que valorizar o magistério, garantindo adequadas condições de trabalho, formação continuada, remuneração justa e apoio metodológico é ação fundamental para assegurar as melhorias necessárias de que o sistema educacional do Maranhão precisa para ter seus indicadores equiparados às médias do país e faz desta uma de suas propostas.

Além disso, aposta na implantação de escolas em tempo integral em todas as regiões do Estado; apoio aos municípios na oferta de transporte escolar e ampliação da oferta de vagas escolares destinadas a pessoas com deficiência para elevar esses parâmetros.

Segurança e Administração Penitenciária

No quesito segurança, três pilares são destacados: prevenção de indicadores sociais negativos, valorização dos profissionais e combate ao cenário atual de criminalidade.
Entre as principais propostas estão: priorizar as ações de segurança preventiva em atenção aos grupos mais vulneráveis; intensificar as ações de apreensão de armas e combate ao uso de drogas; ampliar a rede de Unidades de Segurança Comunitária – USC, mediante a sua implantação nas cidades e bairros que apresentam maior incidência criminal; intensificar a repressão ao crime organizado; e ampliar progressivamente com mais 3 mil vagas a capacidade do sistema prisional do Estado.
No âmbito de pessoal, o candidato propõe ainda ampliar os quadros da segurança pública e do sistema prisional (policiais militares, civis, polícia técnica, agentes penitenciários e bombeiros), visando a corrigir o déficit quantitativo ainda persistente; e garantir aos servidores dos órgãos de segurança e da administração do sistema penitenciário adequadas condições de trabalho, remuneração justa e formação profissional continuada.

Desenvolvimento econômico e geração de emprego

Empresário com vasta experiência na vida pública, Lobão Filho acredita que este é um tópico fundamental para o desenvolvimento social dos maranhenses. “É, sobretudo, o momento de acelerar a inclusão sócio-produtiva da parcela da população que ainda se encontra à margem do crescimento econômico, gerar mais emprego e renda, reduzir a pobreza no campo, nas cidades e as desigualdades sociais e econômicas”, destaca o candidato.

Suas principais propostas para atingir tais objetivos abrangem o incentivo à industrialização e comercialização da produção local, agrícola e extrativista; e a aceleração do processo de interiorização do desenvolvimento econômico e social sustentável, com ênfase na geração de emprego e renda.

Além disso, seu plano de Governo visa a realizar, em parceria com instituições públicas e privadas, especialmente as integrantes do Sistema “S”, universidades, entidades de classe de trabalhadores, patronais e com a rede estadual de educação profissional a ser criada, programas de formação e qualificação de mão-de-obra para o trabalho e empreendedorismo.

“É preciso garantir mais qualidade de vida, alegria, paz, harmonia e mais felicidade aos maranhenses e a todos que aqui vivem. É preciso continuar construindo o Maranhão com que sonham todos os maranhenses.

Estas Diretrizes e Propostas têm, em suma, a finalidade de orientar a atuação política, o planejamento e a ação administrativa do Maranhão para se alcançar o padrão de desenvolvimento econômico e social sustentável, pelo menos compatível com a média dos estados brasileiros”, endossa Lobão Filho.

Outras propostas, perfil e notícias sobre o candidato podem ser consultadas no endereço eletrônico  ”www.lobaofilho15.com.br.

(Da Assessoria)

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


9 − 2 =