Publicidade
Página Inicial

Candidato Lobão Filho propõe soluções para problemas de abastecimento e tratamento da água no estado

03/09/2014 às 08:50 em Política

Lobao FilhoEm recente visita ao município de Penalva, o candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), destacou seu projeto de governo para o tratamento e abastecimento da água no estado e assegurou uma estação de tratamento para a cidade. Cercada pelos rios Mearim e Pindaré, seus moradores ainda enfrentam problemas de tratamento de água na sede do município.

“A partir de hoje, eu tenho um compromisso com vocês, vou trazer para Penalva, uma estação de tratamento de água para resolver definitivamente esse problema que tanto aflige a população”, garantiu.

Penalva é apenas um exemplo dos problemas que o Maranhão enfrenta para levar água de qualidade aos seus quase 7 milhões de habitantes. De acordo com a Companhia de Águas e Esgoto do Maranhão – Caema, apenas 3,3 milhões da população urbana (80,48%) tem acesso a água potável.

Em seu Plano de Aceleração do Maranhão – PAM, Lobão Filho propõe, entre outras medidas, dotar de sistema de abastecimento os municípios com carência de água potável, garantindo que todo habitante tenha acesso à água.

Além do problema de tratamento da água, o estado ainda enfrenta problemas de abastecimento. Apesar dos esforços do governo do Estado, nos últimos quatro anos, apenas 142 municípios, são abastecidos pela Caema.

Lobão Filho explicou que, para resolver o problema de abastecimento de água em todo o estado, buscará soluções já existentes do Governo Federal. “Temos sistemas isolados de água para a zona rural da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vale São Francisco e do Parnaíba), que são os poços artesianos com pequenas distribuições de água até 2 quilômetros. Genial e barato”, disse.

Ele também citou como alternativa outro programa do Governo Federal que utiliza como método a construção de cisternas. “Essas cisternas fazem a captação da água das chuvas e de forma até criativa, resolve o problema da falta de abastecimento. Vamos enfrentar esse problema de frente. Imagino que até o terceiro ano do nosso governo teremos soluções implantadas e com muito resultado”, completou.

O problema do abastecimento de água tem sido enfrentado pela governadora Roseana Sarney em parcerias com a Codevasf, e com obras de substituição e ampliação do Sistema Italuís.

Em julho deste ano, o senador Lobão Filho comemorou a assinatura da ordem de serviço no valor de R$ 119,5 milhões, para o início das obras de construção de sistemas simplificados de água em comunidades rurais de 105 municípios do Maranhão.

“Como presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional trabalhamos firme para garantir esses e outros investimentos para o nosso Estado”, assinalou o senador Lobão Filho, ao destacar a relevância da ampliação das ações do Programa Água para Todos no Maranhão.

Reconhecimento – Na solenidade de assinatura da ordem de serviço feito pela governadora Roseana, o ministro da Integração, Francisco José Teixeira, elogiou o trabalho do senador à frente da Comissão.

“Sou também nordestino, natural do Ceará. Sei o quanto esses recursos são importantes e fundamentais para a conquista do desenvolvimento regional no Maranhão. Você (senador Lobão Filho) foi um grande líder no Congresso Nacional para a viabilização de recursos para o Maranhão e Nordeste”, enfatizou o ministro Francisco José Teixeira.

Para a governadora Roseana Sarney, o senador Lobão Filho teve um papel fundamental para garantir esses recursos, que demonstram “a proximidade e parceria do Governo do Maranhão com a União na implementação de ações e projetos que estão mudando a realidade social e econômica do nosso Estado”.

(Da Assessoria)

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


6 − = 3