Publicidade
Página Inicial

Ministério Público e Judiciário realizam painel sobre voto para jovens

21/04/2022 às 13:24 em Sem categoria

A promotora de justiça Fabíola Fernandes Faheína Ferreira e a juíza Karine Lopes, ambas com atuação da 18ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Rosário, Bacabeira e Santa Rita, participaram, na manhã desta quarta-feira, 20, de uma atividade no Centro Educa Mais Raimundo João Saldanha, em Rosário, a respeito da importância do voto para os jovens.

O painel foi apresentado para os estudantes do ensino médio da unidade de ensino. Foram apresentadas informações sobre o período de alistamento eleitoral, que vai até 4 de maio, e sobre quem pode tirar o título de eleitor. Jovens com 15 anos que completem 16 até o dia da eleição, poderão votar.

Em Rosário, o cartório eleitoral funcionará em regime de plantão no período de 25 de abril a 4 de maio. Nos últimos dias de alistamento eleitoral (2 a 4 de maio), o atendimento se estenderá das 8h às 19h.

Outro tema abordado na conversa com os estudantes foi a disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news. A difusão de matérias falsas, bem como a produção de vídeos, pela internet é crime previsto no código eleitoral, com pena de detenção de dois meses a um ano, ou pagamento de 120 a 150 dias-multa. A pena pode ser aumentada em um terço quando a propagação das mensagens falsas acontece por meio da imprensa, rádio, televisão, internet ou redes sociais.

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


9 − 3 =