Publicidade
Página Inicial

Ministério Público lança campanha de combate às drogas em Açailandia

06/11/2015 às 14:20 em Justiça

PromotoraNa tarde desta quinta feira, 05, foi lançado em Açailândia campanha de combate às drogas, com o tema “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?” o projeto tem como objetivo incentivar o debate nas escolas sobre o consumo de drogas e prevenir o uso entre crianças e adolescentes. A campanha também visa despertar a reflexão sobre as problemáticas das drogas e suas implicações na vida familiar e social, além de contribuir para a diminuição da criminalidade, consistindo em palestras e concursos de desenhos e poesias em escolas públicas municipais e estaduais.

“Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?” teve inicio na cidade de Itapecuru sob a iniciativa da Promotora de Justiça Cristiane Lagos, atualmente a mesma é titular da 11º Promotoria de Substituição Plena de São Luís, e levou a campanha também para à Capital. A pedido da 6º Promotoria de Justiça de Açailândia, Cristiane Lagos forneceu total apoio à iniciativa de levar a campanha a cidade. Os parceiros da Promotoria de Justiça são: Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Açailândia, Secretaria Municipal de Educação, Centro de Defesa e da Vida Carmem Bascaran e Associação Bom Samaritano.

Na abertura do evento esteve presente várias autoridades do município, destaca-se a presença dos Delegados de Polícia Civil, Vital Rodrigues e Assis Ramos, da Promotora Camila Gaspar Leite, representantes de entidades e alunos da rede estadual de ensino.

CapaDe acordo com o índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência do ano de 2010, Açailândia consta no ranking ocupando a 14ª posição, sendo a 1º do Maranhão, como um dos municípios em que o adolescente está mais propenso a sofrer violência, nos municípios com mais de 100 mil habitantes, segundo dados do censo do IBGE.

Em uma comparação do índice realizada entre os anos de 2007, ano da última pesquisa, e o ano referência 2010, o município de Açailândia saltou da posição 54ª e alcançou a atual posição, 14ª. É importante esclarecer que apesar das deficiências que existem, em termos municipais e estaduais, Açailândia possui uma rede de proteção a crianças e adolescentes que possibilitam que as denúncias sejam averiguadas e que os órgãos contabilizem de forma próxima da realidade os dados sobre a violência contra crianças e adolescentes.

Cerca de 200 alunos por escola serão alcançados pela campanha, abrangendo 12 escolas, totalizando 2.400 alunos. A partir da abertura, realizada nesta quinta feira, será distribuído nas escolas os editais de concurso Redação e Poesia. Quando escolhido os vencedores, será feita uma palestra sobre o tema.

Os vencedores receberão um kit de premiação e também uma visita às Promotorias de Justiça, Fórum e Unidade Prisional de Ressocialização – UPR. O projeto se estenderá por todo o ano de 2016 com apoio da comissão organizadora composta pela Promotora Sandra Garcia, Advogada Adelia Silveira, Solange Tavares, da Secretaria Municipal de Educação e Thony Santos da Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Maranhão em Foco

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


9 − 4 =