Publicidade
Página Inicial

Novo Complexo de Polícias de Buriticupu-MA vem Promovendo Melhorias na Segurança

09/04/2011 às 19:09 em Sem categoria


Governo inaugura Complexo de Polícias de Buriticupu
imagem aéria do novo complexo
A população de Buriticupu vive uma nova realidade na área de segurança pública com a inauguração, nesta segunda-feira (14), do Complexo de Polícias da cidade, construído pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), em parceria com a Prefeitura.
O prédio abriga uma Delegacia da Polícia Civil e a 14ª Companhia Independente de Polícia Militar. A obra faz parte do plano de ação de modernização do aparato estadual de segurança que está sendo executado pelo governo.
A solenidade de entrega contou com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes e diversas autoridades.
“Agora vamos reforçar o efetivo e os equipamentos, com novas viaturas e armamento”, garantiu o secretário.
Aluísio Mendes destacou que Buriticupu é uma das cidades que mais crescem no Maranhão, necessitando da presença ostensiva e permanente da polícia. Garantiu que o município vai receber dois novos veículos, um para a Polícia Civil e outro para a Polícia Militar.
“Vamos transformar essa região numa das mais tranquilas do estado”, declarou.
O terreno, onde foram erguidos os prédios foi doado pela Prefeitura, está localizado entre a Rua Duque de Caxias e a Travessa 15 de Novembro, no Bairro Vila Isaias.

O Governo do Estado arcou com os custos de construção e execução, sob a supervisão do Departamento de Obras e Reformas da SSP. O valor total do investimento é de R$ 599.347,51.

A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário-adjunto de Inteligência e Ações Estratégicas da SSP, Laércio Costa; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; do superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Jair Lima de Paiva; e do prefeito Antonio Marcos de Oliveira. Participaram, também, outros representantes do Sistema de Segurança, do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Banco do Brasil e do Bradesco, além de autoridades políticas, empresários e moradores da cidade.
Aprovação popular
O delegado titular de Buriticupu, Carlos Alessandro Rodrigues  Assis, que vem desenvolvendo um grande trabalho, assegurou que a ação vai trazer melhorias para o trabalho realizado pela polícia.
“Antes, tínhamos que encaminhar os presos para a regional de Santa Inês ou Delegacias da região. Buriticupu estará mais segura com o aumento do efetivo e a chegada de novos equipamentos”, ressaltou.
A população aprovou a iniciativa. “Apesar de termos policiamento, nunca é suficiente para um município tão grande, por isso Buriticupu viveu momentos complicados nesse setor”, declarou o professor Gildeilson Damasceno.
O agricultor Valci Thomazini afirmou que a cidade ficará mais segura. “Agora, as Polícias Civil e Militar têm uma base melhor para trabalhar”. Para o ex-presidente da Associação de Moradores da Vila Davi, Afonso França, o complexo é a realização de um antigo sonho da população.
“Tivemos horas difíceis e a comunidade sofreu. Mas, agora, tudo deve melhorar”, disse.
Estrutura do complexo

Os dois prédios compreendem aproximadamente 2.800m², sendo a Delegacia da Polícia Civil com 299,82m² e o Quartel da PM com 187,27 m², totalizando 487,09 m² de área construída.

A Delegacia de Polícia Civil conta com quatro celas com banheiro (uma feminina e três masculinas), área de recepção para atendimento com vivência, um banheiro público, um cartório, um gabinete, sala de alojamento (todos com banheiro), copa e cozinha, área para banho de sol, sala de arquivo e um espaço livre.
Já o Quartel da Polícia Militar possui uma cela com banheiro, área de recepção para atendimento com vivência, um banheiro público, dois alojamentos (sendo um para o comando e outro para os praças com vestiários), salas de TV, rádio e de armas, setor administrativo, além das salas de Comando com banheiro, cozinha, lavanderia e área de circulação.
Para o comandante da 14ª Companhia Independente de Polícia Militar, com a inauguração do prédio, a situação agora é outra. “Dependíamos de Açailândia, mas a partir de agora vamos ter condições de realizar um trabalho mais efetivo”, destacou.
Segundo o comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Franklin Pacheco, o efetivo local já ganhou o reforço de cinco novos policiais, mas com a realização do concurso público, previsto para este ano, a expectativa é de aumentar para 30 policiais militares. “Estamos dando um retorno positivo para a população que deve ser nosso principal aliado nesse combate à criminalidade”, assinalou.
Ações no Maranhão
Aluísio Mendes informou que o Governo do Estado já adquiriu mais 100 novas viaturas, modelo Eco Sport, que vão reforçar o trabalho da polícia no interior. Serão entregues, ainda este ano, os Complexos de Polícias dos municípios de Santa Inês, São João dos Patos e Timon, além de obras de reforma e ampliação que estão em andamento em várias delegacias e unidades da PMMA no interior do Maranhão.
Fonte/ssp/ma
Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 2 = 2