Publicidade
Página Inicial

Países europeus alertam ONU sobre mísseis nucleares desenvolvidos pelo Irã

11/12/2019 às 06:15 em Geral

A carta diz que o Irã testou uma variante de míssil Shahab-3 tornando “tecnicamente capaz de entregar uma arma nuclear”.

Três potências europeias enviaram uma carta para a ONU declarando que o Irã está produzindo mísseis balísticos com capacidade nuclear, o que violaria uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

Assinada pelo Reino Unido, França e Alemanha, a carta diz diz que o Irã testou uma variante de míssil Shahab-3 “equipada com um veículo manobrável de reentrada” que poderia entregar uma arma nuclear.

Essa atividade é “inconsistente” com uma resolução que endossa o acordo nuclear de 2015 no Irã, argumenta.

O Irã nega a alegação e através do ministro das Relações Exteriores Mohammad Javad Zarif, diz que a denúncia da carta se trata de “falsidade desesperada” apresentada pelas potências europeias “para encobrir sua miserável incompetência em cumprir o mínimo” de suas obrigações sob o acordo nuclear.

A Resolução 2231 do Conselho de Segurança “conclama o” Irã a “não realizar nenhuma atividade relacionada a mísseis balísticos projetados para serem capazes de fornecer armas nucleares, incluindo lançamentos usando essa tecnologia de mísseis balísticos”.

Segundo reportagem da BBC, o Irã insistiu que seu programa nuclear é inteiramente pacífico e negou que seu programa de mísseis balísticos viole a resolução.

Mas a carta cita imagens de vídeo de um teste publicado pelo próprio Irã que mostra um reforço de Shahab-3 que era “um sistema de Categoria 1 do Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis”, tornando “tecnicamente capaz de entregar uma arma nuclear”.

Gospel Prime

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


+ 6 = 10