Publicidade
Página Inicial

Pref. de Açailandia inaugura Biblioteca Comunitária no bairro Vale do Açaí

25/06/2021 às 06:57 em Sem categoria


A Prefeitura de Açailandia entregou mais uma biblioteca comunitária, dessa vez no bairro Valle do Açaí, na Escola Municipal José Egídio Quintal Filho. A iniciativa tem entre outros objetivos apoiar, incrementar e fortalecer o projeto pedagógico da escola, além de valorizar a leitura literária em seu cotidiano e proporcionar condições para que a escola e a comunidade faça o uso coletivo desse espaço enriquecendo o repertório literário de todos.

A solenidade de entrega contou com as presenças da secretária municipal de Educação, Karla Janys Nascimento, e da equipe da SME, do secretário municipal de Cultural, Xico Cruz, do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Claudenir Viegas, da Gestora da Unidade Escola, Suely; da irmã da homenageada, Terezinha Soares, de vereadores representantes da Comissão da Educação na Câmara Municipal: Odacy Miranda, Robenha da Saúde e Thays Brito; presentes também os vereadores Kell, Lucas Alves, Erivelton Trindade;, entre outros representantes da comunidade. Contou com uma apresentação musical do Professor Bosco Gurgel e sua Esposa Graça Gurgel.

A Biblioteca Comunitária Antônia Soares do Nascimento – Profª Dazinha do Valle do Açaí foi montada em parceria Instituto Ecofuturo e Suzano, na sede da Escola Digna José Egídio Quintal Filho, na Avenida 2, no bairro Valle do Açaí. O nome de Antônia Soares do Nascimento foi escolhido por professores da rede municipal de ensino, por Dazinha ter sido uma professora de escola pública que contribuiu com o desenvolvimento educacional do município.

A aquisição de competências de leitura e escrita é a base para a educação de qualidade e o desenvolvimento da consciência crítica. Com esta visão, o Projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, realizado desde 2019, tem como objetivo contribuir para a implantação e qualificação de política pública de leitura e de biblioteca, para a democratização do acesso ao livro, formação de leitores e a universalização de bibliotecas no pais.

Com a aquisição dessa biblioteca tivemos uma formação para mediadores das salas de leitura, professores e pessoas da comunidade Valle do Açaí com a duração de 09 dias envolvendo 47 participantes de Açailândia, Imperatriz, Cidelândia, Sítio Novo e Buriticupu, cidades essas que também foram beneficiadas com bibliotecas comunitárias. Os conteúdos da formação e datas foram as seguintes:
-CURSO DE PROMOÇÃO DE LEITURA: 23 A 26 DE SETEMBRO/2019
-CURSO DE AUXILIAR DE BIBLIOTECA: 29/10 A 01/11/2019
-CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: 27 DE SETEMBRO

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


9 − = 1