Publicidade
Página Inicial

Prefeitura de Açailandia inaugura creche ‘VOVÓ NAIR’, na Vila Ildemar

08/09/2016 às 05:45 em Sem categoria
Creche 1

Várias autoridades participaram do ato solene

Na última sexta-feira,02, a prefeitura de Açailândia através da Secretaria de Educação, que tem como gestora a educadora Maria Luiza Vieira, que é mais conhecida como “professora Maysa”, realizou a solenidade de inauguração da primeira creche no município de Açailândia e que recebeu o nome de “Vovó Nair”, uma homenagem póstuma à mãe do empresário Lucimar Cordeiro que em vida se dedicou, ensinou e sempre foi solidária às crianças daquela vila.

Creche 2

Centenas de pais e alunos participaram da inauguração

Além da Secretária de Educação Maysa Vieira e da primeira-dama Josélia Santos, representando a gestão municipal, o ex-deputado Sérgio Vieira, Antonio Ferreira, Pastor Cavalcante e todos os secretários do município, a entrega do complexo educacional do PROINFÂNNCIA, contou com a presença do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação – FNDE, doutor Gastão Dias Vieira, o assessor Leonardo Milhomem e ainda o deputado federal Waldir Maranhão e também da imprensa de Açailândia e da vizinha cidade de Imperatriz.

A creche é uma obra executada pelo governo federal em parceria com o município e foi acordada no Termo de Compromisso PAC -202678/2012 e faz parte das ações relativas ao Pró-Infância no âmbito do pacto 02. A unidade inaugurada em Açailândia, trata-se de uma creche tipo-B desenvolvido pelo programa PRÓ-INFÂNCIA e segundo o seu memorial descritivo, a mesma tem capacidade de atender aproximadamente 224 crianças, em período parcial ou 112 em período integral.

A secretária Maysa Vieira, observou durante a inauguração que a creche iniciou a sua construção em 2012, porém esteve paralisada em momentos alternados nos anos subseqüentes até o presente ano (2016). Segundo ela, a força tarefa empenhada pela atual gestão, secretaria de educação, juntamente com o presidente do FNDE, Gastão Vieira, possibilitou a concretização dessa tão sonhada obra que foi entregue à população de Açailândia.

Ainda de acordo com a secretária de educação este foi certamente um dos dias mais importantes da sua trajetória como educadora e gestora de educação, cargo que já ocupou alternadas vezes ao longo dos anos como profissional da educação em Açailândia. “Vou me apoderar de uma frase do Padre Antonio Vieira que diz: “Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras”. E hoje estamos entregando a primeira creche municipal. Não é apenas uma bela obra de estrutura física, mas uma obra que em seu bojo tem o mais importante: as crianças que terão um ambiente adequado à aprendizagem e os profissionais que com elas lidarão e que através da alegria e do prazer em saber que está a cada dia contribuindo para o engrandecimento e a formação de verdadeiros cidadãos”, finalizou Maysa.

A inauguração contou ainda com as execução do Hino Nacional e de Açailândia pela banda musical Galleti Beckman; apresentações culturais; dança da saia, pelas crianças do Maternal da Escola Iranilde da Conceição Sobral bumba-boi, pelas crianças da Escola Iranilde Conceição Sobral e a dança da peneira pelas crianças da Escola Vinicius de Moraes.

Justa Homenagem

A creche recebeu o nome de Vovó Nair, uma homenagem da gestão municipal a uma das pioneiras moradoras de Açailândia. Nair Barros de Souza, nasceu em 18 de julho de 1940 na cidade de Santa Rita do Ituueto-MG, terceira filha do casal Argenor Barros Domingos e Maria Rosa. Católica praticante, desempenhou algumas atividades na igreja. Foi ministra da eucaristia e membro da pastoral da criança o que lhe permitia a realizar um bonito trabalho com as crianças, suas famílias e a comunidade, desenvolvendo atividades ações básicas de saúde, nutrição e educação, o que para era considerava como missão, além de outros atributos de solidariedade em prol dos mais carentes. Ela é mãe do empresário Lucimar Cordeiro, proprietário da empresa Marmogran.

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


+ 2 = 8