Publicidade
Página Inicial

Prefeitura e Associação Italiana firmam parceria para ações de saúde na zona rural de Imperatriz

26/04/2018 às 16:09 em Saúde

Convênio beneficiará comunidades com equipes e manutenção de equipamentos!

saudgpovoiafsdrdro_1

A associação já construiu o Posto de Saúde e Centros Comunitário Frei Tadeu (1 e 2- Povoado 1700 e Água Boa) (Foto: Edmara Silva)

Na manhã desta quinta-feira (26), o secretário municipal de saúde, Alair Firmiano, e Luidia Gottoli, da Associação Frei Tadeu – Abarrasto, da Itália, visitaram postos de saúde em funcionamento e em construção nos povoados Água Boa, Riacho do Meio e 1700, na zona rural de Imperatriz.

“Nossa entidade é fundada por amigos italianos, é uma associação beneficente de apoio e repasse para comunidades agrícolas e vilarejos selecionados da região tocantina. Já realizamos ações no município de São Francisco do Brejão e atualmente estamos em Imperatriz”, explicou Luidia.

Saúde 1A associação já construiu o Posto de Saúde e Centros Comunitário Frei Tadeu (1 e 2- Povoado 1700 e Água Boa). Atualmente está em construção o do povoado Riacho do Meio, às margens da Rodovia BR 010, que atenderá mais de 90 famílias. “Também realizamos cursos e capacitações voltadas às ações de prevenção de saúde e sustentabilidade”, acrescentou a italiana que há 20 anos desenvolve trabalhos comunitários no Maranhão

O secretário de Saúde, Alair Firmiano, destacou a relevância do projeto que deixará às comunidades um espaço reservado especificamente à promoção da saúde, pois no caso do povoado Riacho do Meio os atendimentos eram realizados nas instalações da Escola Municipal Bernardo Sayão. “Essa é uma iniciativa muito importante, com a população sendo atendida em locais adequados. A Prefeitura irá firmar parceria com a Associação Abarrasto para manutenção dos postos de saúde e também iremos viabilizar o início do programa Farmácia Viva nessas comunidades”.

Alair explicou, ainda, que aproximar poder público da população é uma das prioridades da administração de Assis Ramos. “O prefeito já esteve em visita nos locais e nos autorizou a realização deste convênio em benefício da população. Além disso, contamos com o apoio das associações de moradores no zelo aos espaços e na manutenção destes”.

Claudiane Fernandes, conhecida como Diana, presidente da Associação de Moradores do povoado Riacho do Meio falou da satisfação em receber a unidade de saúde no povoado. “O que a comunidade mais sonhava era a construção deste posto. Pedimos apoio ao Dr. Alair para fomentar essa parceria entre a Prefeitura e a associação italiana”.

Valmir Fortuno da Silva, morador e doador do terreno onde será construído o posto no povoado Riacho do Meio também agradeceu. “Estamos gostando muito deste governo, pois as coisas estão funcionando da forma que realmente deveriam funcionar. Sempre sonhamos com este posto, por isso doamos este espaço”.

A previsão é que a Associação inaugure o posto de saúde no Riacho do Meio em julho, em memória ao aniversário de falecimento do Frei Tadeu, que dá nome à entidade e às obras. Em seguida, o espaço fica na responsabilidade da Prefeitura de Imperatriz, que destina equipe e realiza manutenção dos equipamentos e da Associação de Moradores, que zela pelo patrimônio.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


8 − = 0