Presos beneficiados com liberdade temporária não querem voltar para a prisão, em Pedrinhas
Detentos alegam medo de enfrentar novas rebeliões. Todos os pedidos serão analisados pelo juiz da Vara de Execuções Penais.
Presos beneficiados com a saída temporária do Dia das Crianças pedem à justiça o adiamento no prazo de retorno aos presídios. Eles alegam que tem medo de enfrentar novas rebeliões, como a que destruiu a Casa de Detenção na última quarta-feira (9).
Um pescador de 64 anos, condenado por homicídio, disse que testemunhou o confronto das facções na semana passada. Como conseguiu a saída temporária, quer estender o benefício, pra ficar longe do complexo.
Todos os pedidos serão analisados pelo juiz da Vara de Execuções Penais, Roberto de Paula que deve decidir se aceita, ou não, o pedido dos detentos até sexta-feira(18), quando termina o prazo para retorno aos presídios de quem conseguiu a saída temporária.
“Alguns apresentaram propostas de emprego. Eles querem trabalhar durante o dia e se recolher à noite. Alguns têm direito. Outros não têm”, alega o juiz Roberto de Paula.
Reforma
A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária prevê que obra de reconstrução da Casa De Detenção deverá ser concluída em um mês. Enquanto a reforma não acontece, os presos ficarão alojados nas quadras esportivas do complexo.
“A gente vai reconstruir toda a estrutura, parte elétrica, hidráulica, telhados, enfim, toda a unidade”, afirmou o secretário adjunto da Sejap, Mário Antônio Pereira.
Do G1 MA