Publicidade
Página Inicial

Quem é José Guimarães, que aparece ao lado de Lula no discurso da vitória?

01/11/2022 às 07:24 em Sem categoria

Ele foi recentemente liberado de denúncias em um dos mais famosos escândalos ocorridos durante os governos petistas.

O deputado José Guimarães (PT-CE) apareceu atrás do recém-eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva no palco do discurso da vitória. Guimarães é deputado desde 2007, já foi líder do governo durante a gestão da presidente Dilma Rousseff e foi recentemente liberado de denúncias em um dos mais famosos escândalos ocorridos durante os governos petistas.

Em 2005, na época da descoberta do mensalão, o chefe de gabinete de Guimarães, José Adalberto Vieira, foi preso no embarque do aeroporto de Congonhas (SP) com US$ 100 mil escondidos na cueca quando tentava pegar um voo com destino a Fortaleza (CE). O assessor tinha mais US$ 209 mil em uma mala de mão. Um dia depois do caso ser fartamente coberto na mídia, José Genoíno, irmão de Guimarães, saiu da direção do PT.

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou uma denúncia que tentava ligar o dinheiro a propina em contratos do consórcio Sistema de Transmissão do Nordeste e do Banco do Nordeste. No entanto, no mês de agosto de 2021, o caso prescreveu sem que ficasse provada a participação de Guimarães.

O processo tramitava na Justiça Federal do Ceará, porque o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, declarou incompetência da Corte para julgar o assunto. Em 2012, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) havia inocentado Guimarães.

Guimarães foi relator de projetos na Câmara como a MP que criou o Regime Diferenciado de Contratações para as obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. O parlamentar é filiado ao PT desde 1985 e foi presidente do PT cearense entre 1991 e 2000. Ele também foi coordenador das campanhas de Lula à Presidência da República em 1989 e 2002. José Guimarães foi reeleito para seu quinto mandato como deputado federal nas eleições de outubro deste ano.

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


+ 9 = 14