Publicidade
Página Inicial

SEAGRI/Açailandia faz visita técnica em plantio irrigado de Melancia

30/08/2021 às 07:38 em Sem categoria

Os servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca Osmar Rabelo (Técnico Agrícola) e Cristiano Neto Soares da Silva (Agrônomo) realizaram uma visita técnica a um plantio de melancia da variedade “Caristan”, ao Rancho MM&E em busca de auxiliar o setor produtivo do município.

O Secretário Antônio Filho montou uma equipe especializada para a realização dessas visitas, que já são uma constância no dia a dia de trabalho do corpo técnico da pasta.

Durante a visita foi possível constatar que em uma pequena área de terra é possível produzir em larga escala, bastando usar as tecnologias hoje disponíveis no mercado. O plantio em uma área de 6.130m² é de propriedade da família do técnico agrícola Evangelista Nascimento e fica localizada na Colônia Gurupí, nas proximidades da Zona Urbana da cidade de Açailândia.

Evangelista Nascimento que faz estágio na Secretaria de Agricultura do município. Ele plantou 2.500 pés de melancia, usando uma técnica de irrigação a base de gotejamento, aproveitando as águas de um córrego que passa dentro da propriedade da família, utilizando uma bomba de sucção para enchimento de uma piscina com capacidade para 570 mil litros de água, formada por um buraco na terra e uma lona especializada para isso, que fica a 100 metros de distância do rio, e, daí o gotejamento é feito através somente da gravidade.

O plantio foi feito no mês de julho e o produtor pretende realizar a colheita já vendida, em meados do mês de outubro. O produtor recebeu o apoio da SEAGRI em duas frentes: no preparo do solo, com ajuda de um trator agrícola da secretaria, e na correção do solo, usando Corretivo Vida adquirido com apoio da SEAGRI. A meta da Secretaria de Agricultura com relação a esse plantio de melancia irrigada é retornar na área no período da colheita.
A equipe da Secretaria tem estendido essas visitas técnicas em todo o setor produção agrícola da cidade de Açailândia, principalmente na Zona Rural do Município.

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você!

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


6 − = 5