Publicidade
Página Inicial

Sec. de Saúde de Açailandia intensifica ações de combate ao aedes aegypti

17/02/2016 às 09:24 em Geral
saude 1

Sec. de Saúde Kerly Cardosos participo da ação

Em tempos de proliferação do mosquito Aedes    Aegypti, que transmite a dengue, febre chikungunya e o zika vírus, as ações de combate para esse mosquito transmissor foram intensificadas nesse inicio de semana em Açailândia e o ponto de partida foi próximo ao Farol do Saber.

saude 2A Secretária de Saúde, Kerly Cardoso, esteve acompanhando os trabalhos desenvolvidos pelos agentes de endemias e agentes de saúde. Segundo ela, o Bairro Laranjeiras foi o primeiro a receber o mutirão devido ao grande índice de pessoas com os sintomas da dengue.

“Nós temos uma incidência muito grande no período chuvoso, detectamos o aumento do número de pacientes que adentraram ao Hospital Municipal (SESP) e então adotamos essas medidas que também fazem parte da Política Nacional”, afirmou a Secretária de Saúde.

De casa em casa os agentes alertam, orientam e pedem a colaboração da população em geral. Além do poder público municipal, a prevenção da doença também é responsabilidade dos próprios moradores. “A comunidade tem um papel fundamental nesse combate, porque nós da vigilância damos o apoio e suporte necessário, mas se a comunidade não aderir colaborar e entender o nosso trabalho, não irá surtir o efeito que esperamos, porém temos plena convicção que todos irão ajudar neste sentido”, disse a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lene Cristine.

saude 3Os sintomas da dengue, Zica e chikungunya são parecidos, pois causam: febre, dor no corpo, dor de cabeça e tontura. Para evitar essas doenças são necessários cuidados simples. “Nós recomendamos aos domiciliares a colocarem as garrafas de cabeça para baixo, lavar os filtros duas vezes por semana e ter cuidado com todas as coisas que tem dentro de casa”, alertou a Agente de Saúde, Luzimar França.

Além do bairro Laranjeiras, outros bairros receberão o mutirão da saúde. Ainda esta semana, a Vila Tancredo e bairros vizinhos serão visitados. Os moradores parabenizaram a iniciativa. “Acho muito importante essa ação, porque o Hospital esta cheio de pessoas com essa doença, isso é devido à falta de cuidado porque isso é uma questão de higiene, é cada um cuidar da sua casa”, afirmou a dona de casa, Maria Madalena.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 7 = 2