Publicidade
Página Inicial

Secretária de Educação de Açailândia participa do Lançamento do Pacto Estadual Pela Aprendizagem

22/03/2019 às 19:05 em Educação

Durante o lançamento do Pacto Estadual Pela Aprendizagem, foi apresentado o Documento Curricular do Maranhense com diretrizes e referências para que todas as redes municipais sigam o mesmo caminho e elevem também a sua qualidade.

A Prefeitura de Açailândia, através da Secretária Municipal de Educação, Maria Luiza Vieira, participou nesta quarta-feira (20), do Lançamento do Pacto Estadual Pela Aprendizagem. O evento aconteceu no Auditório do Hotel Luzeiros, em São Luís, durante todo o dia e contou com a participação do governador Flávio Dino, o ex-Ministro da Educação José Henrique Paim, de prefeitos e secretários e assessores de educação dos municípios maranhenses, além de representantes de organizações, entidades e associações, sociedade civil organizada e comunidade em geral.

Entre os objetivos do Pacto, se destacam a garantia de que todos os estudantes do território maranhense estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, na idade certa; a redução da distorção idade-série na Educação Básica; a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), além da contribuição no aperfeiçoamento da formação dos profissionais de educação das redes municipais.

“Nós temos esse ano a mensuração de um novo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e vamos continuar elevando a qualidade de ensino da rede estadual mas, também, queremos que os municípios caminhem junto conosco”, disse o governador Flávio Dino.

Durante o lançamento do Pacto Estadual Pela Aprendizagem, foi apresentado o Documento Curricular do Território Maranhense com diretrizes e referências para que todas as redes municipais sigam o mesmo caminho e elevem também a sua qualidade. Na prática, o governo apoiará as redes municipais, fortalecendo a aprendizagem do estudante desde a educação infantil para que ele chegue ao Ensino Médio com as habilidades necessárias à sua formação.

Para José Henrique Paim, ministro da Educação entre os anos de 2014 e 2015 e um dos elaboradores do Documento Currículo, o Maranhão está no rumo certo para a construção de uma educação pública de qualidade social, investindo em infraestrutura e incentivo técnico-pedagógico. “Aqui era uma situação muito grave. Eu acompanhei esse processo todo quando eu estava no Ministério da Educação. Durante 11 anos, eu recebia fotos de vários Estados com a situação de carência de infraestrutura, e aqui era o pior estado. O governador Flávio Dino tomou uma decisão muito correta trazendo o Escola Digna”, garantiu Paim.

Atualmente, o Maranhão tem 1.075.618 estudantes matriculados no Ensino Fundamental, sendo 1.035.071 nas redes municipais, que poderão ser beneficiados com o Pacto pela Aprendizagem. A rede estadual ainda tem 40.547 matrículas do Ensino Fundamental, que aos poucos estão em processo de municipalização, conforme determina legislação vigente. Com informações da Agência Maranhão de Notícias.

Por Antônio Maria – ASCOM-PMA

Fotos: Karlos Geromy

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


8 − 2 =