Publicidade
Página Inicial

Secretários Sininger Vidal – Liderval de Moura apresentam UTI´s neonatais à Imprensa de Açailandia

05/02/2020 às 22:25 em Saúde, Sem categoria


Na tarde desta quarta-feira (05), os secretários, Sininger Vidal de Oliveira Neto (governo) e Linderval de Moura (saúde), juntamente com a diretora do Hospital Municipal  de Açailândia (HMA), Efª. Keury Pinho, em nome do prefeito Aluísio Sousa, que se encontra em Brasília, segundo sua assessoria, em busca de benefícios para o município, aparentaram a imprensa, os leitos de Unidades de Terapias Intensivas (UT´s) Neonatais (em fase de implantação).

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal é altamente eficaz para o tratamento de casos clínicos mais sérios.  Por inúmeras vezes, crianças recém-nascidas tiveram que serem transferidas para Imperatriz e/ou outros centos, por Açailandia não contar  com os serviços. De acordo com profissionais da área, na grande maioria das vezes o desfecho não foi positivo, o que fez com que o prefeito Aluísio Sousa e sua equipe se empenhasse ainda mais no sentido de resolver o problema, quê em breve será apenas passado, do qual ninguém sentirá saudade.

SOBRE UTI NEONATAL

Para compreender o que é a UTI Neonatal, é importante conhecer a sua função e objetivo. Como qualquer Unidade de Terapia Intensiva, ela tem o intuito de monitorar com precisão as situações consideradas mais graves ou os pacientes com alguma descompensação orgânica.

Quando voltada para o atendimento de recém-nascidos, a unidade busca o tratamento de prematuros que apresentam alguma situação adversa ao nascer. Isso quer dizer que nem sempre os bebês estão doentes — muitas vezes, eles precisam de uma atenção maior da equipe médica para que possam crescer com qualidade, se tornando aptos a respirar, sugar e deglutir.

A busca por essa autonomia acontece em função do amadurecimento do bebê. Vamos pensar juntos: os reflexos orgânicos citados acima só são desenvolvidos a partir da 34.ª semana de gestação. Quando há um parto prematuro, o recém-nascido ainda não conquistou todas essas habilidades e precisa de um tempo maior para poder aprendê-las, sem prejudicar a sua saúde.

Para garantir que tudo ocorra da maneira certa, muitos são internados na UTI Neonatal e contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos.

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


3 + 5 =