Publicidade
Página Inicial

Semus instalará UBS para atendimento aos ribeirinhos em Imperatriz

09/02/2018 às 21:00 em Geral

Unidade de Saúde vai atender famílias abrigadas no Parque de Exposição.

Semus ITZEstratégia de atendimento aos desabrigados pela enchente do Rio Tocantins foi definida na manhã desta sexta feira, 09, em reunião realizada na sede do Departamento de Atenção Básica, DAB. Uma Unidade Básica de Saúde, UBS, será montada dentro do Parque de Exposição. Na próxima quinta-feira, 15, após o carnaval, a equipe já vai fazer os primeiros atendimentos. Para o plantão dos serviço, escalas serão montadas com realocação de servidores das UBS´s Beira Rio, Caema, Conjunto Vitória, Itamar Guará e Vila Davi.

“Além disso, estamos orientando todas as unidades a atenderem as famílias ribeirinhas, independentemente das áreas de abrangência dos postos, pois várias estão abrigadas em casa de parentes ou casas alugadas espelhadas pela cidade, e estas não podem ficar sem os serviços” – explicou a coordenadora do DAB, Érika Tourinho. Ela ressalta que a logística foi traçada observando a melhor forma de trabalhar a prevenção desse público.

Além dos profissionais, toda a estrutura de UBS será levada ao Parque, vacinação, materiais como fitas métricas, estetoscópio, aparelho de nebulização, máscaras e luvas; e medicamentos, soro de reidratarão oral, glicosado, hipoclorito, nitrato de miconazol, cloridrato de ambroxol, curativos, sulfametoxazol, berotec, repelentes para gestantes.

Segundo o secretário de Saúde, Alair Firmiano, o atendimento é necessário, onde quer que o público esteja. “Levar saúde até essas pessoas, significa melhorar sua qualidade de vida, e, sobretudo, garantir acesso aos serviços da Atenção Primária, que tem por missão evitar o adoecimento e também tratar doenças” – ressaltou, ao informar que o contato com a água das enchentes, pode transmitir leptospirose, febre tifoide, hepatites A e E, e cólera.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 6 = 3