Sind. dos Bancários e Câmara Municipal de Açailândia unem forças para evitar fechamento de agências bancárias
Na última terça-feira (21), o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB) reuniu com os vereadores de Açailândia para criar Deliberações contra o fechamento das agências bancárias do Banco do Brasil e do BASA no município e atuar no fortalecimento da legislação bancária.
Para o vereador Adjackson, que intermediou o encontro, é inadmissível que uma cidade do porte de Açailândia tenha seus atendimentos bancários precarizados mais ainda com o fechamentos das agências.
Segundo o vereador Jalis Adelino, é preciso que as empresas em Açailândia, inclusive os bancos, fazendo alusão às siderúrgicas, cumpram sua função social.
O diretor Francisco Sousa, após fazer uma análise da conjuntura onde os bancos se sustentam para ampliar seus lucros, ressaltou que a lógica do sistema financeiro no Brasil é impositivamente obrigar os clientes a migrar para os canais alternativos e/ou digitais, reduzir suas agências e jogar o ônus de suas despesas para os clientes e usuários.
No caso do Basa e do Banco do Brasil, nada justifica o fechamento de suas unidades no Maranhão. Especificamente, para o Basa, é contraditório, recentemente, sua diretoria apresentar para o governador do Maranhão um plano de expansão e anunciar o fechamento de três de suas agências.
A câmara de vereadores se comprometeu a: (1) fazer agendamento via requerimento de reunião do SEEB com o poder executivo, (2) fazer a convocação de reunião pública com várias entidades (OAB, promotoria, sindicatos…), (3) estar aberta para compor comissão a ir a Brasília para sensibilizar outras autoridades para evitar o fechamento das agências e (4) rever a movimentação dos projetos de lei de atendimento bancário e de segurança bancária que foram protocolados na casa, em outubro de 2013.
Estiveram presentes os vereadores Ceará, Irmão Jorge, Adjackson, Jalis Adelino, Zelito, Caibin, Adriano, Joilson, Evandro Gomes e Fânio Mania.
Nesta quarta-feira (22), o SEEB/MA se reuniu com a promotoria pública estadual para tratar do assunto e fará um ato público na frente da agência do Basa. Já tem agendado reunião com o Procon na cidade.
O SEEB/MA reafirma seu compromisso de defesa da categoria bancária e dos direitos dos clientes e usuários do fortalecimento do papel social dos bancos e instituições públicas, em geral.