Publicidade
Página Inicial

TJ e Secretaria de Educação realizam palestras sobre lei Maria da Penha

17/11/2015 às 08:50 em Geral

Maria da PenhaAçailandia – O Tribunal de Justiça do Maranhão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Açailandia está realizando palestras nas escolas da rede municipal de ensino, sobre a Lei Maria da Penha.

Dessa vez a palestra foi realizada na Escola Aulídia Gonçalves, na Vila Ildemar. Cerca de 150 estudantes do ensino fundamental e médio participaram da palestra com a Delegada da Mulher, Sylvianne Tenório.

Segundo o juiz da 1ª vara, Pedro Guimarães, a idéia do projeto foi repassada pela Desembargadora Ângela Salazar (coordenadoria estadual da mulher em situação de violência domestica), que apresentou o projeto e pediu que fosse levado a sociedade.

“O resultado tem sido satisfatório na medida em que os alunos têm participado, tem tirado suas dúvidas e principalmente mostrado a importância do poder Judiciário, a OAB, das instituições responsáveis por essa situação e como isso não tem acontecido freqüentemente nas escolas, eles tem se sentido acolhidos de uma certa forma”, disse o juiz.

As palestras foram iniciadas há pouco mais de dois meses, mas várias escolas já foram alcançadas pelo projeto. Até o final do ano, 12 instituições vão receber as equipes do Judiciário.

Segundo a secretária de educação, Maísa Vieira, as Escolas não poderiam ficar de fora da campanha.

“A secretaria de educação aderiu a esses dois projetos importantes, que é o projeto antidrogas e a divulgação da Lei Maria da Penha, em parceria com o Poder Judiciário e a delegacia da mulher, e é muito importante porque nos estamos fazendo um trabalho de conscientização dentro das escolas desses temas que interessa a cidade como um todo”, falou a secretária.

A campanha tem como tema: ‘Aprendendo com Maria da Penha no Cotidiano’. Segundo estatísticas, no ano passado foram registradas 407 ocorrências. Este ano já foram registradas 317 na delegacia da mulher de Açailândia, segundo a delegada da mulher.

“Nós estamos trazendo para a população o entendimento sobre a lei e sempre pedindo para a população contribuir com a gente e denunciar os casos pra nos tentarmos cada vez mais reprimir esses crimes”, disse Sylvianne Tenório.

A campanha tem como objetivo difundir ações de prevenção e combate à violência doméstica e familiar e oferecer suporte às vítimas por meio da oferta de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, e da reconstrução de vínculos afetivos e familiares.

“Uma palestra como essa de medida à proteção da mulher é muito importante para esse público, alguns alunos tem como novidade esse assunto porque eles não têm acesso a todas essas informações e isso vem somar muito, até mesmo no currículo escolar deles”, ressaltou o gestor de escola, Deuzimar Feitosa.

Atentamente os alunos acompanharam os dados e também tiraram dúvidas. “Eu achei muito interessante porque eu não sabia que eles levavam tão a sério. Fiquei por dentro de muita coisa que eu não sabia, fiquei assustada com muitos casos que deixa a gente impressionada”, disse a aluna Luciana Castro.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


9 − = 0