Publicidade
Página Inicial

Tribunal de Justiça reúne integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

29/04/2022 às 05:25 em Sem categoria

Em alusão ao Dia Nacional da Mulher, celebrado em 30 de abril, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (CEMULHER/TJMA) realizou, nesta quinta-feira (28), o seminário “A Importância do Trabalho em Rede no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres”. O evento, que ocorreu no auditório do Fórum Des. Sarney  Costa (Calhau), reuniu operadores e operadoras do Direito e demais profissionais para discutir a atuação em rede e compartilhar experiências.

Durante a abertura do seminário, o presidente da CEMULHER, desembargador Cleones Cunha, ressaltou a importância do Poder Judiciário  como integrante da rede no enfrentamento  da violência  contra a mulher. Ele também destacou  que o presidente do tribunal, desembargador Lourival Serejo, que deixa o cargo nesta sexta-feira (29), foi “um baluarte contra a violência de gênero  e respeito aos direitos”. Cleones Cunha também convidou todos para a caminhada que ocorre amanhã (29), ainda como parte da programação do Dia Nacional da Mulher. A concentração  acontece às 8h30, em frente à sede do TJMA (Praça Pedro II – Centro), de onde  os participantes  seguem  pela Rua Grande, acompanhados pela banda de música do Bom Menino. 
 
Em sua fala o presidente  do TJMA afirmou que se tornou um desafio promover ações  para enfrentar a violência  doméstica e familiar  contra a mulher, que “cresce assustadoramente  em todas as partes; um mal que assusta  não só  o Maranhão, mas todo  o país”, garantiu, afirmando que a CEMULHER é um braço da Presidência do TJMA.
 
O corregedor-geral  da Justiça, desembargador  Paulo Velten, que toma  posse nesta sexta-feira (29) na presidência do tribunal, disse que o compromisso  do TJMA no combate  à  violência  contra a mulher continuará em sua gestão e  que dará todo o apoio à continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido  pela  CEMULHER.

A  secretária estadual da Mulher, Célia Salazar, lembrou que a fala dos integrantes da mesa de abertura do seminário demonstra o compromisso do Judiciário no enfrentamento da violência de gênero. Ela também garantiu que o governo do Estado pretende ampliar o número de unidades da Casa da Mulher Maranhense, no interior.  
 
Presentes na mesa de abertura do evento também o desembargador José de Ribamar Froz (próximo corregedor); as juízas Andréa Lago (diretora do Fórum de São Luís), Suely Feitosa (Associação dos Magistrados do Maranhão) e Lívia Borba (palestrante – MG);  e a promotora de justiça da Mulher, Selma Martins. Participaram do seminário magistradas e magistrados, promotoras  de justiça  e demais  profissionais integrantes da Rede, além de estudantes. 

Após a cerimônia de abertura, a juíza Lívia Lúcia Borba, titular da 2ª Vara Criminal, da Infância e Juventude de Ribeirão das Neve (MG), apresentou a experiência do TJMG com o projeto “Justiça em Rede”, iniciativa implantada em comarcas mineiras. Em seguida foi a vez da juíza Marcela Santana Lobo, titular da 3ª Vara Criminal de Caxias (MA), falar sobre a atuação em rede no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”. A programação foi encerrada com a palestra da assistente executiva da equipe da CEMULHER, Danyelle Bitencourt, sobre a importância do trabalho em rede.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


+ 8 = 11