Publicidade
Página Inicial

Estudantes de Direito conhecem estrutura e funcionamento do TJMA

19/07/2019 às 06:30 em Justiça

A iniciativa integra a programação institucional do projeto Visita Guiada (Foto: Ribamar Pinheiro)

O Poder Judiciário do Maranhão recebeu a visita de mais uma turma de estudantes universitários. Desta vez, foram alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que conheceram a estrutura e o funcionamento do Tribunal de Justiça, nessa terça-feira (16).

A iniciativa integra a programação institucional do projeto “Visita Guiada”, coordenado pela Diretoria Judiciária do TJMA, com vistas a aproximar o Judiciário da comunidade acadêmica.

Acompanhados da professora Aline Mendes Caldas, os alunos do 5º período foram recebidos pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Lourival Serejo, pelo juiz auxiliar da Presidência, Cristiano Simas, e pela diretora Judiciária, Denyse Reis, coordenadora do projeto.

“Esse projeto é uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem o Poder Judiciário maranhense, tendo um contato mais próximo com a dinâmica dos trabalhos da Justiça, a prática forense, complementando, assim, os assuntos abordados em sala de aula. O TJMA está de parabéns pela iniciativa ao abrir suas portas para a comunidade acadêmica”, ressaltou a professora da disciplina Prática Jurídica Simulada Cível.

Os estudantes ficaram entusiasmados com a visita e os conhecimentos obtidos e surpresos com a estrutura, a história e a dimensão da Justiça.

“Essa iniciativa é muito importante para nós, estudantes. Nosso curso é muito teórico, então, conhecer o funcionamento da Justiça e suas instalações, acompanhar os desembargadores, servidores e advogados atuando, é uma grande realização pessoal e profissional”, afirmou a estudante Yasmim Lima, acrescentando que, ao conhecer o TJMA, me senti como uma criança visitando um lindo teatro”.

A professora Aline Caldas informou que outras turmas da UFMA já vieram ao TJMA, sendo sempre bem recebidas, e que a próxima está agendada para terça-feira (23).

VISITA – Durante a visita, os estudantes acompanharam a realização de uma sessão da 4ª Câmara Cível, na Sala das Sessões Plenárias, conheceram o Pleninho, o Salão Nobre e o Gabinete da Presidência, e receberam informações institucionais do desembargador Lourival Serejo, do juiz auxiliar da Presidência, Cristiano Simas, e da diretora Judiciária, Denyse Reis Batista.

Saudando os estudantes, o desembargador Lourival Serejo, também escritor, poeta e membro da Academia Maranhense de Letras, conversou com os universitários sobre o funcionamento da Justiça, a carreira jurídica, o concurso do TJMA e o atual contexto social, político e econômico no país.

“É uma satisfação imensa recebê-los em nossa Corte, no templo maior da Justiça no Estado, que abriga toda uma história e uma simbologia. Portanto, merece a deferência por parte da comunidade estudantil, nesses novos tempos. Aproveitem a oportunidade e levem a sério o curso de vocês. Estudem bastante para ingressar na carreira jurídica, que oferece grandes perspectivas”, frisou o desembargador, incentivando os estudantes.

O magistrado Cristiano Simas falou sobre o Planejamento Estratégico do TJMA (área da qual é coordenador), os diversos investimentos feitos pelo Judiciário na área tecnológica, tais como o sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe) e o Selo Digital que será lançado em breve.

“O Poder Judiciário maranhense está na vanguarda de diversas iniciativas importantes, trazendo grandes avanços em benefício dos jurisdicionados, a exemplo do PJe. Estamos vivenciando uma nova cultura, uma realidade que veio para ficar. Por isso, é importante que vocês, alunos, se adaptem a essas mudanças”, pontuou o juiz Cristiano Simas.

AGENDAMENTO – As coordenações de instituições de ensino superior, que desejarem agendar a visita de estudantes ao Tribunal de Justiça do Maranhão, devem entrar em contato com o setor da Diretoria Judiciária pelo e-mail: [email protected] .

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 2 = 4