Publicidade
Página Inicial

Estudantes do C. E. João Lisboa visitam Memorial do Ministério Público do MA

21/10/2016 às 05:00 em Sem categoria
dra-_cristiane

Cristiane Lago conversou com alunos na manhã desta terça-feira (18)

O Memorial do Ministério Público do Maranhão recebeu na manhã desta terça-feira, 18, a visita de 29 estudantes do 1oano do Ensino Médio do Centro de Ensino João Francisco Lisboa, localizado na rua Osvaldo Cruz, Centro. Eles estavam acompanhados de três professoras da instituição. A visita faz parte do projeto A Escola no Memorial do MPMA.

Os estudantes participaram de uma palestra de prevenção ao uso de drogas, proferida pela promotora de justiça Cristiane Maia Lago, da 11a Promotoria de Substituição Plena de São Luís, com o tema “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?”.

Para a professora de língua portuguesa, Stefânia Gomes, a iniciativa do Ministério Público é muito importante, principalmente porque traz conscientização aos estudantes. “A nossa escola já mantêm uma campanha permanente de prevenção ao uso de drogas. E a palestra da promotora é muito rica em conhecimento. Por isso é importante que os alunos sejam alertados sobre os riscos que droga pode causar”, disse ela.

Durante a palestra, a promotora abordou as consequências do uso de drogas e os danos no organismo. Os malefícios do álcool e do cigarro também foram exibidos aos estudantes através de fotos.

De acordo com a promotora Cristiane Maia Lago, o uso de drogas causa sofrimento e tristeza para quem consome e para as famílias dos usuários, além de privar a pessoa de uma vida saudável e uma profissão no futuro. Então, a ideia da palestra é provocar uma reflexão. “Hoje não cabe mais somente a orientação para não usar drogas. Temos que apresentar elementos que justifiquem porque não é bom usar drogas”.

A promotora reforçou ainda a importância a prevenção. “Precisamos cada vez mais trabalhar a prevenção, até para evitar demandas judiciais. Pois percebemos que 99% dos homicídios que chegam ao tribunal do júri tem as drogas como pano de fundo” finalizou a promotora.

O estudante Pedro Albuquerque relatou que as drogas representam uma realidade bem presente na vida de alguns jovens e que a palestra serviu para reforçar ainda mais uma opinião já formada sobre o assunto. “Até o álcool que é uma droga lícita já traz danos ao organismo, imagine as ilícitas. Por isso, com informação é possível ficarmos atentos para escapar de várias emboscadas que a droga arma pra gente”. disse o estudante.

VISITA

Após a palestra, os alunos fizeram um passeio pelo Memorial e depois um lanche. O acervo reúne vestes, livros, documentos históricos e galerias de fotos dos membros que fizeram parte da história do Ministério Público no Maranhão. A visita foi acompanhada pelas monitoras e coordenadora do memorial, a servidora Suzane Viegas.

O Memorial do MPMA fica localizado na Rua Newton Prado (Montanha Russa), 53, no Centro de São Luís. O horário de visitação vai das 8h às 15h e a entrada é gratuita. As escolas interessadas em participar do projeto podem agendar as visitas pelo telefone 3231-2943.

Da Assessoria 

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


1 + = 10