Publicidade
Página Inicial

Entre os 217 municípios maranhenses, Itinga conquista 3º lugar no I Prêmio de Gestão Ambiental do Estado

20/07/2019 às 21:13 em Política

A cidade de Itinga do Maranhão foi homenageada pelo bom desempenho na gestão ambiental, no exercício de 2018. Dos 217 municípios maranhenses, Itinga foi o terceiro colocado no I Prêmio de Gestão Ambiental dos Municípios do Estado do Maranhão. A premiação ocorreu em São Luís, na tarde desta quinta-feira (18), no encerramento do Seminário Anual de Gestão Ambiental Municipal – SAGAM 2019. O prêmio foi entregue ao prefeito Lúcio Flávio, ao secretário municipal de meio ambiente, Alan de Jesus, ao secretário adjunto, Djalma Macedo, bem como ao corpo técnico da pasta.

Seis municípios foram homenageados pelo bom desempenho na gestão ambiental e três receberam um troféu em reconhecimento às atividades que obedeciam aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, ficando em primeiro lugar o município de Imperatriz, em segundo Estreito e em terceiro Itinga do Maranhão. Receberam homenagens também os municípios de Trizidela do Vale, Arari e Balsas.

Orgulhoso pela conquista, o prefeito Lúcio Flávio destaca que a premiação reconhece o compromisso e o engajamento do seu governo, bem como de toda a equipe que integra a SEMMA. “O prêmio só demostra que estamos no caminho certo, promovendo uma gestão responsável e obediente aos termos legais”, disse.

O prêmio foi criado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, com o intuito de incentivar e valorizar as ações desenvolvidas pelas secretarias municipais de meio ambiente. Vale destacar que, dentre os municípios homenageados, Itinga é que o em tão pouco tempo conseguiu implementar as exigências e critérios estabelecidos pela SEMA estadual e alcançar resultados satisfatórios.

Exemplo de gestão – Em junho de 2017, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente assinou o Termo de Habilitação junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão. “ Esse ato conferiu a nossa pasta  a competência legal para realizar o licenciamento ambiental municipal, com a finalidade de gerenciar e regular os empreendimentos que utilizam recursos naturais, dando uma maior autonomia para avaliar, analisar e exigir medidas mitigadoras para os impactos ao meio ambiente de âmbito local e potencializando também a gestão de políticas ambientais no município. Hoje vem a consagração de todo o nosso esforço”, destaca o secretário municipal de meio ambiente, Alan de Jesus.

Para Djalma Macedo, secretário adjunto de meio ambiente, o relatório de 2018 sobre as ações da SEMMA explicam as razões do município de Itinga ter se destacado na premiação. “No ano passado, potencializamos todas nossas ações, promovendo o licenciamento de 22 processos do Polo Moveleiro, mais de 20 licenciamentos de empreendimentos de agrossivo-pastoril e tantos outros empreendimentos como depósito de gás e de produtos de limpeza. Promovemos ainda o cadastramento de todos os estabelecimentos locais e colocamos em prática uma grande campanha educativa, por meio da Jornada de Meio Ambiente. Com o projeto Sala Verde, parceira com o Ministério do Meio Ambiente, oferecemos cursos de até 80 horas/aulas, o que, sem dúvidas, nos aproximou da comunidade”, avalia.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


− 4 = 3