Publicidade
Página Inicial

13ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Açailândia

01/04/2019 às 19:00 em Saúde

Durante os dois dias de programação foram discutidos eixos temáticos: Democracia e Saúde, Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios e financiamento adequado do SUS!

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, a Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizou nos dias 28 e 29 de março, a 13ª Conferência Municipal de Saúde, evento destinado aos profissionais da área de saúde e à população interessada.

Na composição da mesa de honra, o Procurador Geral do Município, Dr. Saulo Viera, ora representando o prefeito Juscelino Oliveira, a Chefe de Gabinete, Rosa Nascimento, a Secretária de Saúde Kerly Cardoso, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wanderson Freitas, a Técnica da Comissão Regional, Lucilene Sousa ,,Moraes, o Gestor Regional de Saúde, José Neto, Representando a Secretaria de Educação, a Segunda Dama do Município, Valéria Souza e o Pastor Izácio Leite que abençoou o evento com uma oração.

A Conferência é o fórum máximo de deliberação de Política de Saúde, espaço de participação da sociedade, onde serão discutidos os problemas da saúde, construindo propostas para implementação da Política de Saúde, bem como a escolha dos representantes que irão compor o Conselho de Saúde, além da eleição dos novos delegados que participarão da Conferência Estadual.

A Secretária de Saúde Kerly Cardoso, ressaltou a importância da realização da conferência que ai melhorar a qualidade do atendimento, bem como a saúde do município. “Realizamos este evento de quatro em quatro ano, onde temos que preparar este espaço para a discussão dos problemas da saúde, e é onde a população tem poder de voz e de voto, além de relatar o que espera da saúde para os próximos quatro anos. Nesta conferência é também escolhida a nova composição do Conselho Municipal de Saúde”, destacou Kerly Cardoso, agradecendo a participação de todos os secretários de saúde que compõem a regional de Açailândia

Este ano a conferência ganhou maior dimensão, obrigando os organizadores promoverem o certame em local mais espaçoso como foi o caso da escolha da Igreja Vida, que tem capacidade para comportar mais de cinco mil pessoas, além de ser totalmente climatizada, proporcionando mais comodidade e conforto aos conferencistas. Contou ainda com apresentação culturais: Danças dos idosos; música ao vivo; apresentação do grupo cultual “Flor de Mandacarú” e Coffe Breack.

A programação do evento contou com palestras, discussões e grupos de trabalho com os eixos temáticos: ‘Saúde como Direito: um olhar integral para as pessoas e o meio’; ‘Consolidação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)’; ‘Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)’ e ‘Regionalização como eixo estruturante para otimização e acesso do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)’. Houve ainda, a plenária para aprovação de propostas e eleição de delegados para a Conferência Estadual que acontece ainda neste mês de abril.

“Estamos diante de um momento muito importante para a saúde do município de Açailândia, porque esta conferência é o espaço aonde todos os envolvidos na saúde como os usuários e o poder público, além de todos os segmentos poderão manifestar as suas necessidades e anseios a respeito da saúde de Açailândia. Tenho absoluta certeza que nesta conferência novas diretrizes serão implementadas a partir deste fórum de discussão de extrema importância para as políticas públicas de saúde do município”, finalizou o Procurador Saulo Vieira.

ASCOM – PMA

Por Antônio Maria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


2 + 9 =