Publicidade
Página Inicial

Busca Ativa encerra campanha “Fora da Escola não Pode” e segue com atividades na zona rural

09/12/2020 às 05:41 em Sem categoria

A campanha e ações do Programa Busca Ativa Escolar, sob o tema: “Fora da Escola Não Pode!”, movimentou o centro e todos os bairros de Açailândia. Uma força-tarefa foi montada pela Secretaria de Educação, composta por: gestores, supervisores institucionais, técnicos verificadores, coordenador operacional e representantes do Conselho Tutelar, tem como objetivo percorrer todas as localidades onde forem identificadas, crianças e adolescentes que estão fora da escola, para a partir daí, providenciar o retorno destas crianças ao ambiente escolar.

A ação encerrada na manhã desta quinta-feira (26), na Vila Capellozza, faz parte do projeto Fora da Escola Não Pode! do Unicef e tem como objetivo, combater a exclusão escolar. Toda a gestão municipal sempre esteve envolvida nesta ação denominada “pedágio/caminhada” iniciada em outubro de 2019, na busca por oferecer melhores condições de vida para os munícipes. O Programa Busca Ativa Escolar já é desenvolvido em Açailândia desde 2017.

A ferramenta tem como objetivo apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e Estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuem para a inclusão social.

A Prefeitura de Açailândia, por meio do prefeito Aluísio Silva Sousa, juntamente com a Secretária Municipal de Educação Karla Jannes Nascimento, deram total apoio à coordenadora do Busca Ativa no município, Djara Vasconcelos, no que diz respeito a realização do evento envolvendo vários segmentos da sociedade nas atividades.

A Secretária de Educação Karla Jannes Nascimento, participou do evento destacando a importância da ação. “O Projeto Busca Ativa é uma ação que vem acontecendo ao longo do ano e nesse período de pandemia em que as crianças não estão frequentando as aulas é muito importante fazermos esta retomada, mostrando aos pais que mesmo a criança não frequentando a escola tem que continuar estudando. Por isso, estamos realizando este movimento, alertando aos pais que os filhos alunos continuem estudando mesmo à distância. Realizamos o Busca Ativa no cetro e em todos os bairros e agora vamos partir para a zona rural que também merece atenção especial como os demais bairros de Açailândia”, ressalta a secretária.

Já a coordenadora do Programa Busca Ativa, Djara Vasconcelos, disse que a campanha serve para alertar aos pais a não deixarem os filhos fora da sala de aula. “Nos pedágios realizamos adesivaço, distribuição de panfleto e alertando a população que: “Fora da Escola não Pode”! Esta mobilização aconteceu no centro da cidade e Vila Ildemar, Pequia, Jacu, Laranjeira Jardim de Alah, Jardim Glória, na Feira Livre do Mercado Municipal e o encerramento na Vila Capelozza”, finaliza a coordenadora.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, através do comandante Cel. Jonilson Diniz, que também desenvolve o programa Socioeducativo como o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas – que atua diretamente com essa questão dos adolescentes, foi de fundamental importância no alcance dos objetivos. Além também do Conselho Tutelar, Comissão Juvenil, COMUCAA, Promotoria da Infância e Juventude, Secretaria de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde e imprensa local, Rádios: FM Sorriso, Clube FM, Marconi FM e Arca FM, entre outros.

ASCOM/PMA

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


9 − 7 =