Publicidade
Página Inicial

MPMA encerra mais uma turma do Grupo Reflexivo para homens

26/05/2022 às 15:47 em Sem categoria
Homens participaram de oitava turma do grupo

Foi realizado no último sábado, 21, no auditório da Sede das Promotorias de Justiça da Capital, o encontro de encerramento do oitavo grupo do projeto “Grupo Reflexivo de Homens: Novo Olhar”. Desta vez, o grupo foi composto por 16 integrantes e realizado na modalidade híbrida para garantir a participação de integrantes que não podiam estar presencialmente.

A instituição do Grupo Reflexivo é uma das estratégias do Programa de Atuação em Defesa de Direitos Humanos do Ministério Público do Maranhão (Padhum), desenvolvido pela Secretaria para Assuntos Institucionais do MPMA (Secinst), voltada à defesa das mulheres e combate à violência de gênero. A execução da iniciativa é coordenada pelo Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento da Violência de Gênero (CAO-Mulher).

Os trabalhos foram conduzidos pela promotora de justiça Selma Regina de Souza Martins, para quem o encerramento deste Grupo Reflexivo foi especial em termos de proximidade entre os integrantes. “Para as próximas edições teremos as inovações de lançar 3 grupos reflexivos, um deles será conduzido pela Polícia Militar e dois serão conduzidos simultaneamente pelo MPMA e serão realizadas apenas 10 reuniões por conta da demanda crescente de homens para participar”, explicou a promotora.

Os participantes chegam pensando que será uma punição e acabam saindo com novos e melhores olhares sobre a questão da violência de gênero. O ideal seria que estes homens acessassem os Grupos Reflexivos de forma espontânea sem precisar das medidas protetivas. O certo é que estamos desempenhando o nosso papel enquanto Ministério Público, e neste sentido estamos erradicando a cada dia a violência contra a mulher da sociedade”, finalizou Selma Martins.

Para a psicóloga do CAO-Mulher, Denise Campos, os Grupos Reflexivos constituem perfeito mecanismo de enfrentamento da violência contra a Mulher.

O oitavo Grupo contou com 16 encontros e foram realizadas 16 palestras que abordaram diversos pontos que incluem desde os papéis de gêneros e seu impacto nas relações afetivas; os tipos de violências praticadas contra as mulheres; novas habilidades em inteligência emocional e comunicação não violenta; Lei Maria da Penha; direito dos homens e divisão de bens; guarda compartilhada e alienação parental; dependência química e saúde emocional do Homem o tema ‘Mulher e mídia“, detalhou.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


8 − 5 =